segunda-feira, 7 de junho de 2010

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE O “PONTO DEUS” NO CÉREBRO HUMANO??



A racionalidade humana nos leva a um permanente indagar, questionar o mundo, as condições da nossa história. Temos uma necessidade infinita de entender, de saber com o intelecto. Contudo, há um momento nesta busca em que tomamos consciência de que as coisas não acontecem por acaso.
É como diz Leonardo Boff: chega um ponto da nossa vida em que percebemos a existência de um "Fio Condutor" que liga e re-liga tudo o que existe. Esse fio é o próprio Deus. E como é bom poder estar conectado nessa rede da co-existência!
Boff conta-nos uma surpresa (pelo menos pra mim é uma linda surpresa): “Neurólogos e neurolinguistas identificaram o "ponto Deus" no cérebro. É aquele ponto que faz subir a frequência hertz dos neurônios como se tivesse recebido um impulso...É então que nosso coração se dilata às dimensões do universo e nos sentimos grandes como Deus ou percebemos que Deus se faz pequeno como nós.” (Fonte: A espiritualidade na construção da paz,Leonardo Boff)
Aí está uma constatação muito bonita: a ciência se aproxima da divindade que existe em nós...incrível essa descoberta!! Deus está em algum cantinho, em um ponto do nosso cérebro!!
Na verdade, eu creio que Ele está muito além disso...Ele perpassa por TODO o corpo, inunda nosso espírito com a energia criadora que tudo pode transformar...a cada instante, a cada respirar.
Quando nos deixamos conduzir por Deus, simplesmente passamos a entender que co-existimos...co-existimos com a mãe natureza, com uma diversidade de seres extraordinários nesse universo admirável...universo em que TUDO é ordenado pelas forças do milagre que há em nós...milagre da vida, da perfeição das reações metabólicas do nosso corpo, do encanto e da beleza da nossa pequena alma, peregrina nesse mundo.
Deus está em nós e nós estamos nEle!! E nessa afirmação eu prefiro racionalizar menos e sentir mais...a minha sensibilidade me permite essa proeza, graças a Ele!
Finalizo na certeza de que tudo o que há em mim e o que há em você é sagrado e, por isso mesmo, precisa ser cuidado...cuidado com alegria e com amor. Somente isso é o que necessitamos saber, mais nada!!

Abraços fraternos

Fátima Regina

SAL DA TERRA...LUZ DO MUNDO...eis o que somos!!


No Evangelho de Mateus, capítulo 5, Jesus subiu a montanha com seus amigos. Eles estavam cansados, a multidão os acompanhava sedenta de milagres... os doentes, os possessos, os lunáticos, os paralíticos e Ele curava a todos. Na montanha, no aconchego de uma pausa para o descanso, encontramos Jesus sentado na relva, sorrindo e brincando com seus companheiros queridos...Ele os ensinava:

“Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha, nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.” (Versículos de 13 a 15)

O que Jesus falou no Seu tempo, Ele repete agora, no nosso tempo, com o mesmo sorriso, com a mesma alegria e mansidão, Ele nos pede: meus amigos queridos, preciso de cada um de vocês para a obra do Pai se concretizar...eis a boa nova: sejam todos sal da terra e luz do mundo!!
Essa é uma ordem, uma convocação a ser gente, a ser humano nesse mundo que nos impulsiona ao desumano todos os dias.
Mas não podemos esquecer: o mesmo sal que traz sabor à vida cotidiana, pode salgar tanto que chega a queimar a carne quando mal usado...quando usado na medida errada.
Precisamos ficar atentos...somos a luz do mundo que clareia a escuridão do caminho, dá segurança aos passos dados...mostra o bem e o mal que vai nos corações. Somos a luz que traz o calor que aconchega aqueles que sofrem, mas também somos a luz que pode ofuscar o olhar, que pode queimar a retina, quando usada sem o cuidado do amor.
Precisamos encontrar a boa medida...medida dada pelo Espírito Santo, que tudo sabe e tudo nos inspira.
Sigamos dando sabor ao dia a dia e iluminando as estradas da vida. Nesse caminho deixemos somente os rastros do amor!! Acho que é isso que Deus quer de nós!

Abraços de paz!

Fátima Regina