sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O DESAFIO DE SER GENTE...DE SER PESSOA INTEIRA...

Você já parou pra pensar o quão complexo é ser humano nos nossos tempos? Eu digo ser humano no sentido integral da expressão...visto por meio de um olhar contemporâneo que definiu o homem e a sua natureza como sendo bio-psico-social-espiritual. Bio porque somos dotados de um corpo biológico, formado por células, tecidos e órgãos que mantém seu funcionamento através de reações bioquímicas. Psico, pois somos seres inteligentes, pensantes e determinados, na maior parte do tempo, por nossas emoções e afetividades. Social, porque somos seres de inter-relação, isto é, vivemos em família, em comunidade, necessitamos desta troca para nossa evolução. E, finalmente, somos seres espirituais, buscando incessantemente a nossa natureza divina em tudo o que fazemos.
É importante dizer que estas quatro dimensões estão plenamente integradas, interligadas, conectadas, sendo impossível separar uma da outra. Somos seres uno, indivisíveis, é impraticável compartimentar o homem em sua natureza. Ele somente existe na sua integralidade, todo nosso ser está intimamente unido. O que acontece no nosso corpo físico afeta nosso ser psicológico e espiritual. O contrário também é verdadeiro, a dor psíquica e espiritual poderá levar a uma manifestação de dor física.
Pois é, perceber esta complexidade traz um certo encantamento, mas traz também a certeza de que não podemos continuar o nosso caminho sem parar para pensar sobre tudo o que somos e como as escolhas que estamos fazendo no decorrer de nossas vidas estão se refletindo em nós mesmos (em nosso corpo, nossa mente e nosso espírito) e em tudo e todos os que estão a nossa volta.
Cada um de nós carrega dentro de si uma necessidade vital de ser feliz e, nesta busca desenfreada pela felicidade, o ser humano se perdeu!! O mundo, com sua força de persuasão e convencimento, vem deixando suas marcas em nossos corpos e em nossas almas...marcas que muitas vezes se transformam em feridas profundas. Vivemos a época da coisificação do homem...o homem se reduzindo em “coisa” e a “coisa” se transformando em homem...a confusão se estabeleceu...
O que o mundo vem nos apresentando? O consumismo desgastante, a competição desmedida, a super-valorização do prazer, a superficialidade das relações, entre outras possibilidades e modalidades de forças que a cada dia nos influencia e nos tira a paz. Desta forma, corremos o risco de perder o que temos de mais precioso: a nossa humanidade e nossa liberdade. Sem muito pensar, muito menos refletir, o ser humano vai fazendo a entrega de si mesmo, absorvendo as coisas do mundo e se conformando com a realidade tal como ela se apresenta.
Ficamos escravizados nos cativeiros do dia a dia, das prestações mensais, dos financiamentos, da necessidade compulsiva em absorver as novas tecnologias que se tornam obsoletas tão rapidamente. Precisamos estudar, nos graduar, logo em seguida, e o mais rápido possível, pós-graduar, freqüentar os mestrados, doutorados e, de preferência, chegar ao pós-doutorado. E quais as conseqüências disto tudo? Vivemos apressados, sem tempo para ser gente...ser pessoa na sua inteireza, sem tempo de ser gentil com o outro... perdemos o dom da paciência, da tolerância. Vivemos os tempos dos transtornos de ansiedade, da depressão, dos transtornos de pânico e da bipolaridade. O ser humano está doente, seqüestrado e preso no cativeiro que ele mesmo permitiu que fosse inventado.
A superficialidade das relações e a super-valorização do prazer nos leva a crer que a relação sexual nada mais é que uma necessidade fisiológica indispensável para termos boa saúde (a exemplo do exercício físico), independente de quem seja o parceiro. As pessoas não estão mais se apaixonando...muito menos amando...estão simplesmente “ficando”, ficando cada dia mais amarguradas, mais solitárias...
O casamento, união santa e indissolúvel entre o homem e a mulher, hoje é considerado uma “instituição falida”, morta e enterrada por uma grande parte das pessoas, sendo isto revelado muito claramente pela cultura midiática (especialmente nas novelas) que veicula exemplos de pura mediocridade e desvalorização da família. E o adultério? Isso é assim mesmo...as pessoas devem buscar a felicidade, isto é o que importa...Filhos, pensar neles pra quê? Eles vão crescer mesmo! O que importa é que “eu” possa encontrar a minha felicidade!!! Esquecemos o significado do amor-pureza, esquecemos quem somos e para quê estamos neste mundo.
Isto tudo pode levar a outras formas de escravidão, pois vivendo todas estas frustrações o homem vem enfraquecendo, se fragilizando e apelando para drogas, lícitas e ilícitas, como forma de aliviar seu sofrimento. É com tanta tristeza que vemos, todos os dias, jovens e pessoas inocentes morrendo em virtude do álcool que causa a embriaguez e turva a capacidade de raciocinar sobre o que é certo e errado...O mal está banalizado, tudo é normal...a maconha é coisa de gente descolada, bacana...as drogas fazem parte do cardápio das baladas diárias.
É deste modo que a maldade está onipresente no mundo...ela está no coração do homem, assim como o bem. Através das nossas atitudes o bem ou o mal se manifestam nas nossas vidas, na vida do outro, no mundo...podemos escolher...eis o grande desafio:cultivar aquilo que temos de melhor, de bom em nós mesmos, para que o bem saia vencedor.

“Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu” (Pe Fábio de Melo)

Hoje o desafio de ser gente...de ser pessoa inteira, é também um convite à busca da verdade em nossas vidas...da verdade essencial que, com toda a certeza, nos levará à felicidade tão almejada!!
Quanto mais me aproximo da essência divina da qual fui criada, matéria prima do homem, mais compreendo para quê estou aqui e agora, mais entendo o que Deus quer de mim, qual a verdade devo conhecer. Conta uma linda história (que não sei bem onde ouvi, nem mesmo quem falou) que quando Deus nos enviou para este mundo, nos presenteou com uma pequena e bela chama e mandou: “Segue seu caminho e transforma esta chama em uma grande fogueira”. Não podemos mais deixar esta chama encoberta pelas cinzas da nossa falsa falta de tempo, da nossa indiferença...Com certeza é desejo do nosso criador que nos tornemos luz para a humanidade, que a chama seja potencializada no sentido do bem, de trazer mudanças e crescimento para todos.
Para que isto se torne realidade, somos convidados a vigiar...vigiar a nossa natureza humana, o nosso ser na sua totalidade e integralidade (bio-psico-social-espiritual). Somos chamados a mergulhar no mistério de nós mesmos...e, especialmente, chamados a cuidar dos nossos pensamentos, das palavras proferidas e profetizadas, das reações diante do movimento do mundo. Somos convidados a ser mais leves, a levar no sorriso e no olhar aquele tempo para simplesmente ser...ser verdadeiro, ser humano.
Cada vez mais meu coração se inquieta e busca...busca o necessário equilíbrio para que o plano divino se cumpra em tudo o que eu faço. A cada dia eu mais acredito que trilhar o caminho do amor em sua plenitude é garantia de sermos pessoas inteiras e felizes.


Abraços!!


Esta reflexão foi inspirada na leitura da obra “Quem me roubou de mim”, do Pe Fábio de Melo (2008), o que me levou a pensar sobre a complexidade das relações humanas no contexto atual de mundo. Foi uma tentativa de analisar algumas situações vividas no nosso dia a dia que possuem um grande potencial de nos roubar de nós mesmos, de nos desumanizar, mas, ao mesmo tempo, um ensaio que buscou trazer o alento e a certeza de que podemos ser mais...muito mais e muito melhores a cada dia!!