terça-feira, 22 de dezembro de 2009

QUE A NOITE FELIZ SEJA MUITO FELIZ!





Mais um Natal está chegando e já estamos finalizando a contagem dos dias do ano 2009. Venho observando o quanto as pessoas estão sedentas de fazer o bem nessa época. O desejo que paira no ar é o de lavar a alma das impurezas que a vida trouxe, em razão do tumulto que o mundo fez naquilo que é sagrado em nós. Isso é instintivo...é coisa de ser humano, é questão de consciência...que bom poder ver isso acontecer todos os anos.
Mas vejo também que a celebração do nascimento de Jesus traz um certo sentimento de solidariedade expresso, instantâneo. A noite feliz, muitas vezes, é breve, termina muito rapidamente. Logo, tudo volta a ser como antes...volta a imperar em nossa história tudo aquilo que sustenta as nossas vaidades e vontades.
Eu gosto da figura do Papai Noel...guardo boas lembranças, graças a Deus. Mas, nesse tempo, o reino dele parece triunfar...ele chega fazendo MUITO barulho, a mídia engrandece, o comércio agradece e a confusão se estabelece nos corações. Esse senhorzinho, gorduchinho, barulhento, com suas renas, trenós, roupas vermelhas e barba branquinha, é colocado como o salvador das criancinhas, a essência da festa natalina da família. Muita mentira é contada nessa hora: “seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem”...esse Noel é um grande contador de lorotas!!
Precisamos fazer a história do Natal ser diferente...tenho que reconhecer que, por meio da nossa boa vontade, esse velhinho, realmente, pode chegar até os lares menos abastados. Mas precisamos fazer mais...nem só de presentes o homem viverá!! A nossa solidariedade precisa ir além...além da matéria. Precisamos doar os nossos tesouros, o nosso amor, o nosso sorriso, a nossa alegria...e isso não tem preço, é dom gratuito!!
Também necessitamos perpetuar esses sentimentos e desejos por todo o ano que vai começar. Fazer somente em um mês, o que podemos fazer durante doze meses, para quê?? Parece que fica faltando um grande pedaço da história...algo que poderia impulsionar, motivar a ser melhor, preencher os nossas dias de beleza...quem sabe isso até poderia nos tirar um bocado das amarguras vividas.
Precisamos do silêncio desta noite feliz...uma noite povoada de anjos, cantando glórias aos céus...é isso que eu quero neste Natal! O verdadeiro significado dessa celebração, para mim, se resume em uma frase: nós não estamos sozinhos, porque Ele está no meio de nós!!!
Com delicadeza, Jesus nasce de novo...nasce no silêncio da nossa alma e nos dá um amor transbordante. A fonte é inesgotável e se transforma em risos, sorrisos, festas, alegrias, desejo do bem. Tudo isso não dá para ficar dentro da gente, tem que ser partilhado, tem que transbordar, tem que ser de derramado para o mundo...sempre!
Por tudo isso, eu desejo a você e à sua sagrada família:
Que a noite feliz seja MUITO feliz!
Que a Paz possa transformar essa felicidade em verdade, todas as noites de sua vida
Que você possa abrir as portas e janelas da sua alma
E que o seu coração seja a manjedoura acolhedora do nosso doce Jesus
Que os risos sejam multiplicados e com-partilhados
Que os dias sejam repletos de uma solidariedade perene e abundante
E que o amor transbordante, vindo de Deus, seja a sua fonte de água viva!
Um santo e abençoado Natal!!
Fátima Regina