sábado, 9 de maio de 2009

UMA HOMENAGEM PARA MINHA MÃE, VÓ NÊGA

O mês de maio nos traz a graça da reflexão sobre o amor materno. Pensar sobre a maternidade suscita nos corações o desejo de amar o amor sem medidas, traz a aspiração pela renúncia pessoal e o anseio pela ternura em sua maior intensidade.
Eu sempre sonhei ser mãe...e sou, com a graça de Deus! A energia que vem de poder ser chamada mãe, mamãe, ou manhê, é algo indescritível... Deus me privilegiou com esse estado de ser mãe...sou eternamente grata por isso.
Mas hoje eu quero falar sobre uma outra gratidão...a gratidão de ter mãe. Quero falar sobre uma mulher muito importante em minha vida. Uma senhora que fez 90 anos nesse mês de maio, mãe de minha mãe, portanto minha querida vozinha...a vó Nêga! Maio, mês das mães, mês de Nossa Senhora, mãe de Jesus, mês da vó Nêga...
Vó Nêga, mulher forte, guerreira valente, dotada de muita fé...ela é exemplo para todos nós. Mãe da Irene (minha mãe), do Luiz e da Nilda, avó de 9 netos e bisavó de 14 jovenzinhos. Ela me mostra, todos os dias, que a paciência e a tolerância é o segredo para uma vida de paz. Ela é o meu grande exemplo de como devo ser mãe e de como devo ser gente...gente que acredita no ser humano, gente que não se cansa de perdoar e NUNCA desiste de amar!!
No último dia 06, fez 90 anos que Deus deu de presente para este mundo a minha vozinha...mulher que foi, e é ainda, muito mais minha mãe do que propriamente minha avó. Deus me deu o privilégio de ter um anjo protetor...um anjo lindo, anjo sem asas...um anjo muito presente em meu dia a dia, que me guarda de todo o mal.
Mulher cheia de risos, ela sempre tem algo engraçado para falar, mesmo diante de situações tão complicadas. A minha Neguinha é referência de uma fé maravilhosa...mulher que reza o terço todos os dias e pede por toda a sua família. Ela é a nossa intercessora viva diante do altar da Mãe do Céu.
Perante os problemas da vida, quantas vezes pergunto: Vó, e agora, o que devo fazer? E ela sempre tem uma palavra de sabedoria...então, diz: “Tenha paciência...tenha MUITA paciência...e peça a Deus!!”
Acho que essa é a sua grande missão vozinha querida: trazer aos corações a paciência necessária para enfrentarmos a vida...para enfrentarmos o mundo e as dificuldades do nosso dia a dia. A senhora traz na alma a fé, na sua mais pura e simples forma...fé que crê em um Deus que está acima de tudo o que acontece...um Deus que cuida da gente com carinho de mãe.
Eu agradeço a Deus, todos os dias, pelo privilégio de ter a senhora pertinho de mim, meu anjo protetor, minha querida mãe e vó Nêga!!
Deus abençoe sua vida e lhe dê muita saúde para a senhora poder ficar com a gente por MUITO tempo ainda!!!
_________________________________
E que seja feliz o dia das mães do ano 2009!!
Que os filhos e esposos possam perceber que, muito além de ser um dia de homenagem às mães, esse é um momento de refletir sobre a importância de ser família por inteiro, de entender que amar não é somente presentear, mas é fazer o dia a dia ser mais bonito nas coisas pequenas...no beijo dado na testa, no dizer um bom dia com carinho, na alegria do encontro no final de mais uma tarde...
Um feliz dia das mães para todas as mulheres abençoadas com o dom da maternidade!!!!!

Fiquem com Deus!!

Fátima Regina