quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

MAIS UM TEMPO QUARESMAL EM NOSSAS VIDAS...


“A MINHA ALMA TEM SEDE DE DEUS, DO DEUS VIVO” – Salmo 42,2

A festa do Carnaval 2010 acabou...chegou mais uma quarta-feira de cinzas...

Desejo que o cinza dessa quarta-feira não ofusque o brilho das cores que vai em minha alma...não torne opaco as cores da sua vida!!

Confesso que sempre achei a quaresma um tempo triste, mas hoje o tempo quaresmal me revela oportunidades...me encanta, porque a sensação é que tenho uma chance de começar de novo.

Bate a lembrança do que é imortal em mim e a certeza de que não nasci pronta...venho me fazendo...por vezes preenchida de virtudes, outras vezes nem tanto.

Preciso de coragem para encarar e aperfeiçoar a corroída construção do “ego inflado” pelas coisas e desejos que o mundo imprime em mim!

Quaresma é tempo de recordar a minha e a sua condição humana...ou desumana. Tempo de tom menor, de silenciar e olhar para dentro. Preciso ouvir (e você também) o que minha (e a sua) alma tem para contar, afinal o mundo fala tão alto que esquecemos de ouvir aquilo que é essencial.

O meu coração inquieto tem sede da sabedoria divina, preciso descobrir o “tempero que Deus coloca nos acontecimentos”...todos os dias e a cada dia!

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” – Salmo 42,2

Tenho sede do Deus vivo em cada pessoa que encontro (no real ou no virtual)...tenho sede da alegria do dia a dia, do afeto vivido, do trabalho com compromisso, do sorriso diário que me faz forte e traz saúde para o corpo e para a alma. Tenho sede de Ti meu Senhor e meu Deus!!

Tenho sede de Ti, Senhor, em cada coisa saboreada e vivida com as marcas da eternidade! Nessa quaresma quero ir além...quero contemplar a Sua face na minha face, o Seu olhar no olhar do outro. Quero buscar respostas para transformar o meu mundo e, assim, poder fazer feliz os que estão caminhando comigo nesta festa chamada VIDA!!

Isso é quaresma para mim...um tempo para fazer a diferença! Tempo de olhar ao redor, perceber as necessidades desse mundo, buscando transformar as tristes realidades do nosso cotidiano, para, então, alcançar algo maior que as nossas próprias vontades.
Se você tem um coração inquieto, se deseja ir além, faça dessa Quaresma um roteiro de viagem para o seu fascinante mundo interior, mas não se esqueça do ESSENCIAL: você deve estar MUITO bem acompanhado(a)...clame a presença do Espírito Santo e busque estar em silêncio, pelo menos meia hora no dia, porque no tesouro encontrado no silêncio....

Alargamos o espaço entre as nossas inquietações e as respostas tão procuradas...
Analisamos, esperamos...
Calamos para escutar, para olhar, para aprender...
Guardamos o silêncio para conservar em nosso coração aquilo que faz tanto bem...
No silêncio da alma, anseio que você encontre seus sonhos no olhar misericordioso DaquEle que tudo criou!!


Desejo um santo tempo de Quaresma para você...um tempo repleto de encantos e re-descobrimentos daquilo que é essencial em sua vida!

Abraços sedentos do Deus Vivo!

Fátima Regina

Obs: Esse texto foi inspirado na introdução do Retiro Popular 2010, “Tenho Sede”, de Dom Alberto Taveira Corrêa, publicado pela Editora Canção Nova. Já comprei o meu!!