domingo, 28 de fevereiro de 2010

A ECONOMIA A FAVOR DA VIDA...e que seja vida em abundância!



O Conselho Nacional da Igrejas Cristãs (CONIC), do qual a Igreja Católica faz parte, traz a proposta da Campanha da Fraternidade do ano 2010 com o tema “Economia e Vida”. Tema que proporciona uma reflexão sobre o modelo econômico atual, gerador de tanta desigualdade, miséria, fome e morte.
O objetivo da Economia de um país deve ser: criar condições para atender aos direitos fundamentais de todas as pessoas, que fazem parte da geração presente e das gerações futuras. A busca do bem comum deve ser a grande meta. Essa campanha, que trata de buscar a ligação direta da economia com a vida, é uma convocação à mobilização de todo ser humano sedento de uma sociedade mais justa para todos.
Você pode até pensar que toda a pobreza que aflige a humanidade é fruto somente de decisões políticas erradas ou corrompidas pela falta de ética, mas tenha certeza de que essa situação, também, é resultado do nosso egoísmo e individualismo. O modelo econômico vigente está repleto de armadilhas para as nossas almas...almas angustiadas na busca de sobreviver neste mundo, que oferece tantos atrativos materiais, nos fazendo esquecer daquilo que é essencial...estamos confusos.
O lema da campanha traz uma advertência, por meio das palavras de Jesus, contida em Mateus 6,24: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Isso deve nos levar a uma reflexão: nas nossas atribuições diárias, quais são as nossas escolhas e nossos valores? A quem estamos servindo? Deus está em primeiro lugar nas opções de nossa vida? Nesse contexto, quais são as escolhas da nossa família?
É muito triste constatar que na sociedade, que se intitula moderna, o encanto pela vida está se perdendo na mentalidade do consumismo e no pensamento descartável das pessoas. Vivemos envolvidos com os apelos do mundo...o barulho estonteante da nossa rotina nos impede de ouvir a vontade de Deus para nós.
Tudo é mais importante que as pessoas...a troca do carro, do computador, do celular. Precisamos estudar e trabalhar cada dia mais para pagar as dívidas assumidas, nos deixando sem tempo para ser gente. As casas, cada vez mais belas e repletas de conforto, vão ficando cheias de coisas e vazias de sentimentos...casas em que, muitas vezes, meros desconhecidos moram sob o mesmo teto!
Sem muito pensar, muito menos refletir, o ser humano vai fazendo a entrega de si mesmo, absorvendo as coisas do mundo e se conformando com a realidade, tal como ela se apresenta. Ficamos aprisionados nos cativeiros do dia a dia das prestações mensais, dos financiamentos, da necessidade compulsiva em absorver as novas tecnologias, que se tornam obsoletas tão rapidamente. Tornamo-nos escravos do dinheiro...isso é fato, faz parte da vida de uma grande maioria das pessoas.
Viver o clima desta campanha nos leva a repensar sobre as nossas escolhas e atitudes diante da vida...nos motiva a rever os valores que movimentam o nosso dia a dia.
Deus fez o mundo para o homem com toda sua riqueza e beleza e sabia que tudo era bom. Devemos saber desfrutar dos encantos desse mundo com cuidado, pois em todas as nossas escolhas corremos o risco de transformar algo bom em algo mau, em dependência e escravidão. Um ótimo exemplo disso é o dinheiro, que deve estar a serviço do homem e NÃO o homem a serviço do dinheiro.
Existe uma tendência, preenchida de pura negatividade, que insiste em afirmar: somos incapazes de reverter essa situação...nada poderá ser feito. Isso é muito perigoso, porque dilui o sonho de uma sociedade mais justa em uma utopia inatingível.
Precisamos dar o primeiro passo em direção a esse lindo sonho de Deus...Ele conta com a nossa dedicação em transformar a realidade da economia em favor da vida. Comecemos por nós mesmos, desintoxicando nossas almas dos excessos, esvaziando-nos dos apegos. Só assim poderemos ser testemunhas de uma vida mais simples, e estaremos prontos para servir a Deus em primeiro lugar.
Para isso, necessitamos ter fé...uma fé fortalecida na fonte inesgotável do Espírito Santo. Precisamos acreditar que Deus age por meio de cada um de nós. É assim que Ele se faz presente...Deus no céu e nós na Terra, presente em cada homem e em cada mulher, nos indicando as palavras e atitudes que constroem as possibilidades de uma história mais bonita, do jeitinho que Deus quer.
Vivamos intensamente essa Campanha da Fraternidade do ano 2010! Façamos a nossa parte em favor de uma economia ética, honesta, justa, comprometida com a vida...e que seja vida em abundância!
Fiquem com Deus!

Fátima Regina