segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O MILAGRE DE CADA DIA NOS DAI HOJE...



Ando pensando muito sobre o nosso desejo incontrolável de querer respostas imediatas e soluções miraculosas para os nossos problemas. Vivemos em busca do extraordinário, procuramos por manifestações divinas visíveis, exigindo rapidez e eficiência do “poder da cura e da libertação” das orações... queremos nos ver livres de todas as nossas tribulações, doenças, conflitos...e que seja, de preferência, em um passe de mágica!!
Alguns, mais ansiosos, procuram por caminhos duvidosos...buscam as respostas nas linhas das mãos ou nos artifícios das cartomantes que, segundo esses “crentes”, guardam a verdade e o segredo da felicidade...assim, seguem equivocados, prolongando o martírio de uma vida sem sentido, vazia de plenitude e repleta de ignorância do que é essencial.
Por outro lado, vivemos uma época de êxtase pelas coisas de Deus...podemos observar, todos os dias, uma multidão de pessoas fervorosas, de todas as religiões, que esperam e crêem nas curas milagrosas. São pessoas que querem tocar esse nosso Deus maravilhoso...sabemos que muitas delas são salvas por essa fé tremenda...mas também há aquelas que ficam pelo caminho, “paralisadas”, murmurando e reclamando porque Deus não ouve as suas súplicas.


Havia um homem que morava em um lugar distante...muito distante de tudo e de todos...era como ele dizia: ”eu moro num lugar que, de tão longe, até mesmo o Criador não consegue chegar”. Ele vivia muito sozinho e estava constantemente doente. Às vezes era visitado por alguns parentes e amigos, que se preocupavam com as suas condições, cada vez mais precárias. No entanto, ele era indiferente a tudo o que acontecia ao seu redor.
Um dia, caminhando por um bosque, num ímpeto de encontrar a chama divina, ainda adormecida em sua alma, ele sussurrou: Deus, fale comigo...e um passarinho cantou...contudo, o homem não ouviu. Ele olhou em volta e disse:Deus, deixe-me ver o Senhor...nesse momento, estrelas brilhantes apareceram num céu de luar esplendoroso...entretanto, o homem não percebeu. Já sem esperanças, gritou: Deus, mostre-me um milagre...e uma criança nasceu...porém, o homem não reparou. Por fim, ele clamou:Toque-me, Deus. Deixe-me saber que o Senhor está aqui...foi aí que uma linda borboleta pousou no seu ombro...mas o homem simplesmente a espantou
...(Autor desconhecido)


Quantas vezes somos como esse homem...não sabemos escutar, não conseguimos entender o acolhimento do Pai nos acontecimentos das nossas vidas. Perdemos e “espantamos” as tantas bênçãos de todos os dias, simplesmente porque elas não estão “embrulhadas” da maneira como esperávamos. Estamos sem tempo para esperar os milagres e prodígios prometidos a cada um de nós. Muitas vezes, o homem passa uma vida inteira complicando, implicando e só multiplicando as confusões.
Precisamos mudar o rumo dessa história...eu acredito mesmo é que as maravilhas de Deus estão presentes nas miudezas da vida, nas coisas pequeninas, nos detalhes, na simplicidade dos encontros. Eu não me canso de ficar encantada com os mimos que o nosso Pai nos empresta a cada momento...confesso que ando meio fascinada por Deus...acho que Ele está me deixando mimada!! E, na fragilidade de ser puramente humana, me pego rindo dos milagres que acontecem a todo instante em minha vida. Afinal, milagre para mim é coisa miúda...é encanto de toda a hora.
A experiência do milagre não é algo lógico, racional ou que pode ser aprendido...o milagre precisa ser sentido com o coração, saboreado sem pressa...é puro deleite da alma de quem confia. Por vezes, ele pode ser visível, outras vezes pode também ser ouvido e até mesmo trazer um certo aroma a nossa vida.
Eu vejo milagres acontecendo todos os dias pela minha janela...assisto, deslumbrada, a arte brotando das mãos de Deus que pinta e retoca cada amanhecer, mas Ele capricha mesmo é no entardecer (acho que é a hora preferida do Criador)...são matizes de lindas cores que se misturam e maravilham o meu olhar...é um momento mágico em que o meu coração agradece por mais um dia.
Não posso negar a minha preferência pelos pequenininhos...cada vez que eu vejo uma criança, sinto o toque milagroso de Deus se manifestando no seu sorrisinho inocente, nas brincadeiras, nos cantos e encantos que elas nos proporcionam...nas surpresas das palavras aprendidas dia a dia, naquele jeitinho fofo e espontâneo de dizer que ama a gente...meu Deus, como isso é bom!!!!
Eu também enxergo a força do milagre divino nos nossos queridos velhinhos...toda a vez que contemplo a face da minha vovozinha, os seus cabelos cor de algodão doce branquinho... são as marcas do tempo que revelam o carinho de Deus...desse Deus tão misericordioso que nos proporciona o privilégio de estar com ela, de poder cuidar...amar...a cada dia mais um milagre.
Vocês podem achar isso demais, mas toda a vez que eu escuto o barulho da porta se abrindo e os meus filhos chegam em casa são e salvos de mais uma balada noturna, sinto a alegria de quem tem a proteção divina...ah, isso para mim é um grande milagre!!
E nos domingos? Nesse dia o nosso Pai do Céu aprimora os Seus milagres!! É dia de ritual sagrado...é dia de almoço com a família, dia de contar causos, de rir e de chorar em comunhão, dia de ressuscitar as lembranças da infância e semear sonhos no solo da vida...esse para mim é um dos mais lindos milagres! Eu adoro tudo isso!!!
Posso, ainda, ouvir os milagres acontecendo toda vez que, em meio aos conflitos da rotina de um dia de trabalho, a minha boca se cala e, no silêncio da minha alma, eu somente ouço a voz de Deus me falando: Respira fundo!! Calma!! Não se perturbe...tudo passa. Como isso é bom!!!!!!!!!!!
Para finalizar, vou falar sobre um dos milagres que mais traz acalento e paz ao meu coração. É o grande abraço de Deus que acontece toda a vez que eu encontro aqueles que eu tanto amo. Aí o milagre se manifesta de forma muito clara...no acolhimento, no sorriso, na palavra que revela aquilo que Deus quer me falar e que consigo somente ouvir através dos que me amam e dos verdadeiros amigos.


Milagre para mim é isso...
É vida levada com simplicidade e leveza, é natureza brotando, é flor colorindo os caminhos, é canto de Bem-Te-Vi me despertando pela manhã...
É gente se amando sem esperar algo em troca, é a alegria do encontro e choro que lava a alma...
É cheiro de pão caseiro saindo do forno e de chocolate quente espalhado no ar...
Milagre é quando eu sonho e Deus provê o que eu necessito...é quando estou triste e chega um anjo amigo, com um grande sorriso nos lábios e me faz crer que tudo vai ser melhor...então, fico alegre de novo!!


Nosso Senhor e nosso Deus, o milagre de cada dia nos dai hoje!! Que os nossos olhos possam ver, que os nossos ouvidos possam ouvir e que o nosso coração possa sentir as Tuas maravilhas, manifestadas no encanto de toda a hora!