quarta-feira, 15 de outubro de 2008

RELIGIÃO...o que essa palavra fala ao seu coração??




A palavra religião traz certo “peso” para boa parte das pessoas que conheço. Arrisco dizer que esse fato é herança da vivência que tiveram na infância e adolescência, quando as coisas de Deus traziam uma conotação de formalidade, ritual, doutrina, confissão, pecado e condenação. Religião que reporta a alma ao cheiro de vela queimando, faz recordar as ladainhas sem fim, repletas de palavras vazias...traz a lembrança das missas e cultos freqüentados por obrigação, onde muitas vezes somente o corpo estava presente, mas a ausência da alma era visível.
Tudo isso, por vezes, acompanha essas pessoas pela vida adulta e pode até trazer uma certa sensação de melancolia, de distância...trazer o gosto amargo de um Deus que é Pai irritado, rabugento...Pai que está sempre pronto para punir e castigar.
Mas não é desse desacerto humano que eu quero falar...não podemos ficar parados nesse sentimento! Venho descobrindo os encantos do sentido real da palavra religião...busquei o significado do termo latino "Re-Ligare" e, pelo poder da expressão, já podemos perceber o desejo explícito dessa pequena palavra em “religar o homem a Deus”. Acho que estou a caminho dessa conexão...e como isso é maravilhoso!!!
Quero deixar claro o meu profundo respeito pelas opções religiosas e suas diversidades. No entanto, cada vez mais eu me convenço de que a mais doce e bela religião do mundo tem um nome pequenino, intenso...e se chama AMOR!! O fundador tem o Seu nome escrito em grande parte das igrejas do mundo inteiro...E Ele se chama JESUS CRISTO.
Jesus, na sua humanidade e divindade, foi o ser mais apaixonado que eu já ouvi falar. Ele encantou (e encanta ainda) multidões...Ele nos fez sonhar com as possibilidades de uma vida de paz, com o resgate do paraíso que, por falha do homem, nós havíamos perdidos. Na Sua infinita sabedoria, nos mostrou um Deus que nos abraça, é amigo e enxerga com profundidade as nossas limitações. Um Deus que aceita nossos erros, defeitos...nos dá novas chances todos os dias e quer compartilhar com cada um de nós as nossas dores e as nossas alegrias. Um Deus que é, acima de tudo, Pai...um Pai que não se apega ao nosso passado e tem Seus olhos voltados ao que podemos ser e fazer daqui para frente. Um Pai com o coração cheio de bondade, que fica por perto para ajudar, para iluminar em todas as circunstâncias, mas respeita a nossa liberdade de escolher os caminhos que nos levam, ou não, à plenitude da vida.
O homem vem fazendo sua trilhas...vem em uma busca desenfreada pelo segredo dessa plenitude, pelo mistério da felicidade. Entretanto, vem se esquecendo o que o nosso Jesus nos deu como referência essencial para isto: “que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei”(João 13,34). Aí está o “segredo dos segredos” da felicidade verdadeira. É tão simples...no entanto, diante de tantos dilemas e descrenças, parece improvável que essa seja a resposta para os problemas do ser humano: SIMPLESMENTE AMAR!

Então eu pergunto: com qual a medida devo amar? "A melhor medida de amar é amar sem medida"...adoro essa resposta!! Temos que amar de forma desinteressada...amar sem lógica, sem condições, sem critérios. E o mais importante: precisamos revelar essa forma de amar na maneira de pensar, de falar, de sorrir, de olhar...necessitamos incluir em nossos dias boas doses de bom-humor, carinho, paciência, mansidão, serenidade, alegria...temos que ter consciência que os nossos gestos têm o poder de alcançar a alma do outro!

Devemos usar a fórmula de Santo Agostinho: "Ame e faça o que quiser." Então, é preciso entender que, quando amamos, não podemos mais fazer somente o que nos agrada, e sim o que devemos fazer...o que é necessário realizar para que aquela plenitude e felicidade almejadas atinjam as pessoas que conosco convivem e também a nós mesmos (isso será conseqüência!!).

É como Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, disse “O amor não busca seus próprios interesses... O amor não faz injustiça... O amor não é feliz no mal... O amor só se plenifica na verdade... O amor espera... O amor não se amargura... O amor dura pra sempre...”

Devemos buscar ser um só coração e uma só alma...devemos amar inspirados pelas palavras eternas de Madre Teresa de Calcutá: “Não ame apenas pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona... Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação”.