sábado, 30 de agosto de 2008

QUAL A SUA ESCOLHA???


Em algum momento você já parou pra pensar que, o tempo todo, estamos fazendo escolhas...estamos elegendo caminhos e trajetos em nossas vidas? Escolhemos desde o nosso maior projeto de vida até as mais simples opções da nossa rotina. Neste contexto de escolhas, certas ou erradas, você já refletiu sobre o que pode romper com o seu potencial de ser feliz?
São tantas as possibilidades que o mundo nos apresenta para nos distanciar e, até mesmo, nos desligar da nossa essência divina...são muitas as opções que, simplesmente, nos colocam no “grupo de risco” da infelicidade. As forças do mal e do bem atuam no mundo e são demonstradas pelas nossas ações concretas...é necessário perceber, distinguir. Para isto é importante dizer que existem alguns indicadores, que podem nos auxiliar nesta tarefa: precisamos procurar entender qual a matéria prima dos nossos dias...serão feitos de alegrias, carinho, esperança, amor... ou serão inundados de tristeza, solidão, raiva, remorsos????
Lembrei-me de uma reflexão de Leonardo Boff que diz mais ou menos assim: o homem nasce com um grande espaço vazio em sua alma que, com o tempo, no seu processo de feitura, de se fazer gente, vai sendo preenchido. Uns preenchem com o dinheiro, outros com o poder...algumas pessoas buscam desenfreadamente preencher o espaço com uma sexualidade promíscua...com as drogas.
Também existem aqueles que tentam preencher este vazio, muitas vezes percebido como simples carências afetivas, com pessoas que são endeusadas, que se tornam divindades...pessoas apaixonantes, nas quais são depositadas todas as chances de se atingir a felicidade. Tudo isto vai, aos poucos, tirando o homem da graça de Deus e aquele espaço da alma parece cada vez maior...cada vez mais vazio...assim a angústia e a depressão tomam seus lugares de destaque na alma humana.
É isto meus queridos....em boa parte das nossas vidas substituímos o SER pelo TER ...fato que mais nos coloca longe da graça...buscamos de forma obsessiva ter “coisas”, bens materiais, ter o poder sobre o outro. Muitas vezes “paramos” naquilo que ainda não possuímos e, compulsivamente, vamos à luta...o pior é que atualmente tudo está valendo para se atingir as metas estabelecidas.
Nesta concepção, o ser humano se torna, unicamente, consumidor do que é oferecido pela mídia... vive manipulado pela fantasia de que quanto mais tiver, mais feliz será...mera ilusão!! Essas buscas são, na verdade, resultados das fraquezas e dos equívocos do homem...é a força do mal ganhando lugares no nosso dia a dia. São estes os momentos de desolação...é quando bate a solidão, as carências, as tristezas ou aquelas alegrias superficiais que pouco ou nada trazem de bom...as pessoas vivem irritadas e com o semblante abatido.
Mas afinal, o que preenche, verdadeiramente, o vazio que existe no ser humano??
Somente quando percebemos que este espaço vazio na alma é a nossa própria sacralidade e tem o tamanho de Deus é que encontramos a paz!! É muito bom pensar que podemos nos re-ligar ao nosso criador a qualquer momento...o tempo da graça pode ser achado por cada um de nós por meio do livre-arbítrio...é só querer e buscar!!
O ser humano é um projeto divino, infinito e ilimitado de felicidade. Descobrir esta verdade no amor de Deus é vida em plenitude...é perceber que o céu pode ser vivido no nosso dia a dia e não precisa ser adiado para além...para algum dia na eternidade.
Desta maneira, podemos viver uma experiência linda que nos move em direção ao mistério de nós mesmos, do outro e do Criador...viver momentos da mais pura consolação onde conseguimos “em tudo pedir e buscar” o desejo de Deus para nossas vidas. Nesta vivência, somos impulsionados pelo amor, pelas gentilezas, pela aceitação do outro e, principalmente, pela consciência de que somos “Filhos do Céu”, pela certeza de que “o céu é nossa casa”...Dito isto, difícil mesmo é entender o porquê ainda tem gente que vive propagando a infelicidade e insiste em “morar e pagar aluguel no inferno” (Pe Fábio de Melo).
Somos convidados a expandir a nossa sacralidade sempre revestida de leveza e, ao mesmo tempo, com muita vigilância sobre as escolhas que estamos fazendo. Devemos escolher as nossas palavras, as nossas reações, diante do movimento do universo, com passos leves...somos chamados a ocupar o nosso espaço sagrado com “o sonho mais lindo que Deus sonhou” e somente assim seremos felizes...É como disse Santo Agostinho “Aprenda a dançar, do contrário os anjos do céu não saberão o que fazer com você”.
Abraços com muito carinho!!