domingo, 17 de fevereiro de 2013

TEMPO DE QUARESMA NO ANO DA FÉ...



Estamos na porta de mais uma Quaresma...o deserto está à nossa frente...deserto do silêncio...deserto do encontro com a nossa essência e com o nosso Deus Criador. A Quaresma é um tempo de renovação dado a cada Cristão...é presente do Pai. É um tempo sempre repleto de novidades, desde que tenhamos a disposição para buscá-las.
Os caminhos propostos são os mesmos: oração diária, jejum e caridade...mas esses caminhos podem ser trilhados de formas distintas a cada ano. Assim, as novidades aparecem...podemos entender tudo em nós de um jeito diferente...podemos olhar com sinceridade para nossas falhas e também perceber aquilo de mais bonito que temos encravado em nossas almas
A moldura da Quaresma do ano 2013 é uma “pequena grande” palavra: a nossa “Fé”. Aproveitemos esse tempo para amadurecer a nossa fé...refletir sobre os caminhos escolhidos por  nós para viver a espiritualidade...cuidar para observar o quanto que as “modas do pensamento” ditaram as normas das nossas vidas, nos distanciaram da verdade mais profunda da nossa existência e nos conduziram às falsidades da mística religiosa.
Segundo o Papa Bento XVI, “Quantos ventos de doutrina conhecemos nas últimas décadas, quantas correntes ideológicas, quantos modos de pensar…a pequena barca do pensamento de muitos cristãos foi não poucas vezes agitada por estas ondas...”.
Na graça dessa Quaresma precisamos ter coragem de olhar para a nossa barquinha e perceber o quanto nos agitamos e nos confundimos pelos caminhos da vida. Uma fé enraizada na amizade com Cristo é “o caminho, a verdade e a vida”...não há outra forma de discernir entre os “enganos e as verdades” propostas pelo mundo...eu quero seguir por aí...junto ao Mestre.
No silêncio das nossas orações diárias desse tempo tão frutuoso, vamos encontrando a força, a coragem e o discernimento para realizar a missão. “Fraternidade e Juventude” pairam no ar...coloridas, repletas de melodias novas, gritando “Eis-me aqui...envia-me”. Dá para sentir o cheiro da alegria e o vento impetuoso do Santo Espírito movimentando essa gente jovem...jovem de todas as idades! Gente que corre e não se cansa...gente que não vacila!! Tudo isso porque quem tem meta não pára em obstáculo!! Precisamos ser gente assim!!!
Devemos estar cada dia mais próxima do nosso Deus maravilhoso, desejosos de contemplar a Sua Santa face...poder dialogar sinceramente com Ele...sem medos...buscar entender o que é preciso ser feito...descobrir o que é verdade naquilo que estamos fazendo dos nossos dias, para cada vez mais nos empenharmos...e também desvendar o que é engano para que possamos nos afastar...fugir!!
Necessitamos de muita coragem para trilhar os desertos dessa Quaresma...então, vamos lá...força!! Mergulha para águas mais profundas...fecha a porta do seu quarto e fica com o nosso Amado Deus...busca a face do Nosso Senhor e fala: Senhor...”que desejando eu vos procure, procurando vos deseje, amando vos encontre e encontrando vos ame”. (Santo Anselmo)
Uma feliz Quaresma para você!!!
Fátima Regina