quinta-feira, 14 de maio de 2009

PRECISAMOS DESACELERAR...




A sociedade contemporânea vive acelerada, todos têm muita pressa. Pressa em ganhar tempo, para lucrar mais dinheiro, pressa para competir no mercado de trabalho...é o corre-corre para desfrutar e ganhar a vida. Ganhar a vida...mas que vida é essa que queremos “ganhar”? Será que estamos ganhando ou perdendo??
O mundo tem pressa...e você?? Precisamos ter metas, projetar o nosso futuro, os nossos sonhos, mas temos que ter cuidados...na aceleração e no ativismo (excesso de atividades) pouco poderemos alcançar...
As pessoas buscam se manter sempre ocupadas ou, no mínimo, pré-ocupadas. Precisam aproveitar o tempo. Caminham inquietas com a permanente sensação de que sempre tem algo a ser feito. Angústia constante, trânsito congestionado, compromissos de trabalho, estudos que capacitam profissionalmente e nos incapacitam a conviver plenamente...coisa maluca!!!

“Perdemos a maior parte do tempo querendo ganhar tempo” (autor desconhecido)

Com certeza foi alguém muito inteligente que falou isso!! E o resultado disso tudo: as pessoas vivem estressadas e depressivas. Esses são, sem dúvida alguma, os males do século XXI. Você anda cansado, estressado ou, até mesmo, depressivo? Abatido em seu trabalho, cansado com as dificuldades vividas em família? E agora...o que fazer???
Eu gosto muito de uma frase de São Francisco de Sales: “Reserve todo dia meia hora para rezar, mas, se tiver muito que fazer, reserve uma hora inteira”. Incrível, não é mesmo?!!! Essas sábias palavras me fizeram pensar...preciso desacelerar!
Preciso pensar sobre o quanto eu já me ocupei e me pré-ocupei...sobre o quanto me desgastei, me debati e não consegui sair do lugar. Quanto aplauso e reconhecimento eu esperei e não recebi. Então, o corpo sente e ressente, fica adoecido, frágil e estressado...coração acelerado, dores fantasmas...tanta perturbação, para quê??????????
Eu venho aprendendo que o estresse é uma doença da alma que acaba por se manifestar em nosso corpo. E, muito mais que isso, venho compreendendo que a força motriz de um trabalho realizado com eficiência vem da fonte divina que jorra em nós. Cada vez que eu me esforço por demais, me desconecto da força de Deus e uso somente a minha força humana e limitada, os resultados não são bons...sobrevém a frustração, o esgotamento, o espírito fica exaurido...o corpo também. Precisamos mudar essa história...
Então, logo pela manhã, coloque no seu coração algo bom, algo puro...que a sua oração seja de entrega das horas que virão, entrega de tudo o que será feito para ser transformado pelo poder do Espírito de Amor em sua vida. Silencia sua alma e ouça a voz de Deus te conduzindo. É como diz o Pe Fábio de Melo: “A especialidade de Jesus é nos fazer recordar quem somos e para quê estamos nesse mundo”...para isso precisamos ter intimidade com Ele, ouçamos a Sua voz que clama pela nossa missão de ser humano mais humano.
Mas não adianta achar que a oração é mágica...ore e trabalhe!!! Coloque-se a caminho, a fé que temos, aquilo que acreditamos, deve nos levar a agir. O impulso do amor é o que alimenta a vida, mas, não se esqueça nunca: o amor humano é fraco...peçamos, todos os dias, o amor de Deus que nos coloca a caminho com sustentação...com o coração no compasso da paz, da serenidade.
Junte uma porção de céu em tudo o que te acontece...céu nas alegrias, céu nos sofrimentos e nas tribulações. Assim, tudo passa e nada tem o poder de desequilibrar a missão de fazer esse mundo ficar melhor. Não podemos cair na lentidão, na preguiça, mas também não devemos acelerar tanto, entrar na exaustão. Nem um, nem outro, é bom...
Que possamos dizer a cada amanhecer: Pai, Espírito de Amor, eu tenho um dia inteiro pela frente...o que o Senhor quer que eu faça? Mostra-me o caminho, aponta-me as soluções nos momentos de decisão. Dá-me a palavra certa, na hora certa, mas, também, dá-me o silêncio certeiro, que traz a quietude da paz aos corações por todos os lugares em que eu passar. E assim seja...
Abraços, com carinho!
Fátima Regina

"Quando o estado de oração se estabelece, a visão ganha nitidez, e a compreensão, abrangência."
Anônimo

"Cuando el estado de oración se establece, la visión cobra nitidez y se amplía la comprensión."
Anónimo

"When the state of prayer is established, one’s vision gains clarity and one’s understanding becomes more inclusive."
Anonymous

"Quand l’état de prière s’installe, la vision gagne en clarté et la compréhension s’amplifie."
Anonyme

"Wenn der Gebetszustand sich einstellt, gewinnt der Blick an Klarheit und das Verständnis an Weite."
Anonym

"Kiam la stato de preĝo komenciĝas, la vido gajnas klarecon kaj la kompreno gajnas enhavecon."
Anonima Aŭtoro

Estas frases foram enviadas pelo website da Associação Irdin Editora.