sábado, 14 de fevereiro de 2009

MEU BEM...MEU MAL...


O bem e o mal, faces opostas da mesma vida, presentes ou ausentes em nosso cotidiano...somos livres para escolher o lado que queremos estar. Bem te quero hoje...mal te quero amanhã. O bem ocupa um espaço valioso, porém, o mal transita facilmente em nossos pensamentos, em nossas conversas, naquilo que deveríamos fazer, mas...não fazemos.
Pe Fábio de Melo nos diz que o mal nos faz esquecer...o bem nos faz lembrar. O mal nos faz esquecer quem somos e para que estamos nesse mundo...o bem nos faz lembrar a missão de ser humano em um mundo desumano! Vocês podem até me chamar de romântica, podem até achar que tenho uma fé simplória, mas eu creio no bem que a vida tem...acredito na bondade humana!
Um dos precursores do romantismo do século XIX foi o pensador Rousseau, filósofo iluminista, que naquela época proclamava a “bondade natural” do ser humano. Ele anunciava que homem e mulher nascem naturalmente bons e é na sociedade que acontece a contaminação pela maldade existente.

Para trazer as palavras exatas do filósofo: “Tudo sai bom das mãos do Autor das coisas, tudo degenera nas mãos do homem. O mal é fruto da liberdade humana, dá-se no plano social e não atinge a essência boa que trazemos como marca do Criador”. Muito bem Rousseau, você falou tudo!!

Vamos pensar um pouco sobre a explicação teológica da origem do mal, que parte do pressuposto da quebra da nossa aliança com Deus. O mal só existe quando nós escolhemos caminhar pelos “vales obscuros”, quando damos espaço para que ele se manifeste na nossa forma de ser. A nossa condição de liberdade nos permite essa escolha...todos os dias podemos eleger o bem ou o mal.
Quando cedemos à sedução das tramóias do mal a divisão acontece, as coisas se desagregam...a desunião vence nos pequenos e nos grandes acontecimentos. E tem um agravante: isso, mais cedo ou mais tarde, vai trazer conseqüências para o nosso corpo e para a nossa alma.O mal que pratico hoje será o meu sofrimento de amanhã. Isso é inevitável!
Santo Inácio de Loyola esclareceu sobre as táticas que o mal usa em nossa história. Ele pede para que fiquemos atentos, temos que aprender a entender quando o mal entra pela porta da frente e não notamos... ele é dissimulado e sabe disfarçar muito bem! Muitas vezes, e na maioria delas, nem percebemos ele entrando e tomando conta das nossas atitudes. As suas estratégias passam pelos nossos apegos, nosso instinto de posse das coisas, das pessoas...passam, especialmente, pelo nosso orgulho, nossa maior fraqueza e raiz mais profunda de toda a maldade. O resultado será SEMPRE muito sofrimento e a aniquilação da paz.
Tem um outro aspecto que eu gostaria de salientar: cresci ouvindo as pessoas batendo no peito e dizendo com orgulho: “eu posso afirmar que não faço o mal a ninguém!”...como se tivessem fazendo grande coisa. Tenho que admitir que essa frase nunca encontrou alento em minha alma...eu sempre achei que isso não era suficiente!! Hoje eu tenho CERTEZA disso!!!Na verdade essa é uma das poucas certezas que tenho...penso que quando digo que não faço o mal e já me dou por satisfeita, estou praticando, sutilmente, um mal ainda maior!
Estou certa de que não basta simplesmente não fazer o mal...eu PRECISO fazer o bem!!! Dizer que não faço o mal e cruzar os braços é coisa de gente sem coragem, para não dizer que é coisa de gente covarde. Essas pessoas querem se manter em uma zona de conforto e segurança e, normalmente, ficam indiferentes a tudo o que acontece e a todos os que estão a sua volta.
E assim caminha a humanidade: uns adeptos do mal (acredito que são poucos), outros fazem o bem (creio que a maioria) e há aqueles que procuram se afastar do mal (aí temos uma legião de pessoas!). Estes últimos são aqueles que assistem, passivamente, a vida passando pelo vão dos seus dedos. Acho que esses são os famosos “morninhos”, aqueles que Jesus disse que vomitaria. Gente que fica “em cima do muro”... gente insípida, inodora e incolor, gente sem graça!! Eu não quero ser assim...Deus me livre!!
O mundo precisa URGENTEMENTE de pessoas boas, gente INTENSA, gente preenchida de solidariedade, de desejos do bem e repletas de um amor sem explicações. Cada vez que amamos dessa forma o mal não tem vez e nem voz na nossa vida!!
Mas não se esqueçam de um detalhe: fazer o bem dá MUITO trabalho! Não pense você que somente o desejo de fazê-lo te fará uma pessoa virtuosa. O caminho do bem é cheio de tropeços, por isso não dá pra caminhar sozinho. Temos que fazer parcerias nessa trilha da beneficência...é a união que pode fazer a vida ficar melhor!! É aí que está o encanto e o prazer em ser bom...é na união que encontramos a alegria em entender que “Juntos Somos Mais”...mais felizes, mais completos, mais inteiros.
O ser humano é um projeto divino e eu acredito nesse sonho!! Afinal, o Arquiteto do Universo não projetaria algo defeituoso. Só precisamos tomar consciência de que esse projeto precisa de cuidados, necessita ser restaurado todos os dias. E quem vai cuidar...quem vai restaurar o mal que a vida tem? Eu, você...está em nossas mãos, não como detentores do poder sobre o destino da humanidade, mas como seres pequenos que somos, instrumentos de Deus na construção de um mundo onde o bem possa prevalecer.
Eu preciso tomar consciência disso tudo, preciso conhecer o “meu bem” (meus potenciais, minha missão), também devo entender o “meu mal” (minhas sombras e minhas trevas) para, então, renovar a minha vida e poder escrever, todos os dias, uma história mais bonita!

Abraços a todos
Fátima Regina