quarta-feira, 24 de junho de 2009

DONA IVETE...O BOM CORAÇÃO ATEU


Era o final de mais um dia de muito frio...frio de outono, quando as tardes guardam um colorido maravilhoso e o céu tem a cor da paz...céu repleto da revoada de pássaros que buscam um canto quentinho para a noite que estava chegando.
Eu precisava visitar minha tia no hospital...essa tarefa era cheia de sentidos para mim, pois eu levaria uma palavra de esperança a uma pessoa que tinha, e tem ainda, muita importância em minha vida. Uma surpresa me aguardava...
No quarto também estava Dona Ivete, uma senhora de 98 anos...podem acreditar, 98 anos da mais pura lucidez!! E ela era também uma mulher bonita...incrivelmente bonita para a idade que a sua certidão de nascimento indicava. Como ela estava sozinha, comecei a conversar...ela se entusiasmou com o papo e contou parte de sua história de vida.
Confesso que fiquei fascinada com Dona Ivete...mulher cheia de vocabulários e verbos conjugados com perfeição, além de saber falar francês, alemão e inglês. Morou na Alemanha na época em que a segunda guerra foi declarada. Sem poder sair daquele país, viveu os horrores que o fatídico momento trouxe a este mundo.
Finalmente, voltou com suas duas filhas ao Brasil e teve que deixar seu marido por lá...veio e deu prosseguimento a sua vida, cuidou de sua família...o marido acabou voltando e a vida teve continuidade. Pelo pouco que percebi, ela viveu de forma privilegiada.
Então, perguntei qual era a sua religião, pensando: essa deve ser uma mulher de fé inabalável! Para minha grande surpresa ela afirmou ser uma “livre pensadora”. Eu perguntei o que isto significava e ela me disse incisivamente: “Deus não existe!”
Chocante!!! Como assim Dona Ivete????????????????
Ela falou: “Como Deus pode existir e deixar tanta coisa ruim acontecer no mundo? Por que Ele privilegiaria somente algumas pessoas e deixaria outras no sofrimento???”
Eu estava diante de uma atéia de 98 anos...parei, respirei e comecei a pensar tudo o que aquela mulher já tinha passado na vida. Busquei o olhar misericordioso de Jesus e pedi a Deus que me inspirasse a dizer algo que pudesse quebrantar a dureza daquelas palavras...algo que, por um milagre, pudesse mudar esse triste pensamento...eu queria tirar aquele sentimento tão pesado do coração da Dona Ivete...tive muita pena dela...
Logo, percebi que esse pensamento incomodava a pobre senhora...ela fazia questão de demonstrar o quanto havia sido boa no decorrer de sua vida...que não acreditar em um Deus criador não a havia impedido de ser uma pessoa do bem. Conversamos, agradavelmente, sobre o mal e o bem guardado em nós...sobre a missão de ser gente boa num mundo tão às avessas.
Isso aliviou meu coração...Dona Ivete era portadora de um bom coração ateu!! Quando me despedi ela já estava sentadinha na cama, animada pela possibilidade de contar um pouco da sua história...cheia de risos, ela me deu o seu endereço, prometemos amizade e trocas de cartas.
Dei um beijo em sua testa, olhei para aquele rostinho mais lindo, com os olhinhos cheios de um mistério ainda indecifrável para mim e falei: Fica com Deus Dona Ivete!!! Ela deu uma larga risada e falou: “Está bem! Eu fico com Ele!”
Tive esperanças de ter provocado algo inusitado naquele coração...será pretensão minha?? Voltei para casa...careço pensar mais sobre esse acontecimento...preciso contemplar a Dona Ivete, olhar devagar o pouco que sei dela e, principalmente, preciso rezar por ela...


Abraços, com carinho!!