domingo, 4 de agosto de 2013

PAPA FRANCISCO...um homem com o sorriso de Jesus...


O Papa Francisco veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude e para, literalmente, se “encontrar” com o povo jovem do mundo inteiro...povo jovem de todas as idades, que lhe aguardava ansioso...todos estavam tão cheios de expectativas! E não fomos decepcionados!
Ele chegou devagarzinho e pediu licença para entrar em nossos corações...já começou muito bem! Então, abrimos as portas e janelas do nosso coração e ele entrou...entrou para ficar...eternamente ficar.
Diante das turbulências vividas nos últimos tempos no Brasil, Francisco causou preocupações com as opções que fez em relação ao transporte em carro aberto, sem as devidas proteções que seriam necessárias.
O Papa não abriu mão do “encontro”...ele queria “proximidade”!! E assim aconteceu...foram dias de abraços e beijos tão inesperados...dias de encantamento sem fim...e o que provocou esse “encanto”?
Tudo começou no jeitinho do Bispo de Roma nos olhar...na profundidade desse lampejo que inebriou a alma da gente e trouxe a certeza de que fomos “olhados” com tanto carinho por esse homem de sorriso sincero e de mãos que querem abraçar o mundo inteiro.
O acolhimento foi sentido mesmo para quem estava assistindo a cena pela imagem de uma televisão...foi incrível! Francisco tem o dom de nos “tirar da multidão” e nos fazer pensar que somos, mesmo, muito especiais.
O Papa Francisco demonstrou confiança inabalável em um Deus que cuida de todos os detalhes...cuida do chimarrão que ele compartilhou com a gente...cuida do povo que cercava o carro que o transportava.
Ele veio para espalhar uma fé transbordante...espalhar uma alegria que vem do coração daqueles que sabem amar...amar do jeito que o nosso Senhor quer!
Interessante pensar sobre o que mais chamou a atenção do mundo na  peregrinação que o Papa Francisco fez no Rio de Janeiro: a “maleta” que ele carregava...maleta que continha poucos itens...coisas que despertaram curiosidade e espanto.  

Afinal, o que tinha nessa maleta? Um barbeador, um breviário (livro de liturgia), uma agenda e tinha também um livro sobre Santa Terezinha...quanto espanto diante da simplicidade de um homem tão importante, para tanta gente.

Pois é...o mundo está tão acostumado com ostentações e, diante da simplicidade do Papa, o assombro se fez presente. Em tempos de vaidades e egos inflados, esse homem vem nos falar sobre “escolhas simples e humildes” na busca da felicidade tão almejada por todos nós.
A boa nova que o Papa Francisco nos traz é: a humildade e a simplicidade podem nos fazer plenos! Coisa boa!!! Precisamos praticar mais esse pressuposto.
E os seus discursos? Foram momentos tão intensos...precisamos saborear mais e mais tudo o que ouvimos...ainda por muito tempo as suas santas palavras vão ressoar em nossas almas.
Esse homem olhou profundamente para nós e afirmou: “Deus nos chama para escolhas definitivas...Ele tem um projeto para cada um. Portanto, precisamos descobrir e responder à nossa própria vocação.
Francisco nos alertou sobre o perigo da cultura do provisório, do relativo, onde muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida ou fazer escolhas definitivas, “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã.
Ele nos pediu que sejamos “revolucionários”, pediu que possamos ir contra a corrente, contra esta cultura do provisório. Essa cultura que o mundo impõe nos faz acreditar que não somos capazes de assumir responsabilidades...que não somos capazes de amar de verdade...precisamos entender que tudo isso é uma grande mentira!!!
Papa Francisco nos trouxe a misericórdia de Jesus, na terna orientação do nosso povo jovem e demonstrou também a firmeza de Pedro Apóstolo, na forma como quer conduzir a Igreja, que precisa ser restaurada...quanta sabedoria!
Acima de qualquer fato, esse homem encantou o mundo, porque trouxe o próprio Jesus ressuscitado em seu sorriso, em suas palavras, em suas mãos cheias de afagos e em suas atitudes. Ele nos trouxe tantas “certezas”...nos indicou caminhos...nos emprestou a força do Espírito Santo para seguir realizando os sonhos de Deus para cada um de nós.
Sei que Francisco pode contar conosco! Aceitemos o seu convite: sejamos discípulos-missionários, “sal na terra e luz do mundo”...vamos irradiar, pelos quatro cantos da terra, um “inebriante perfume de santidade”...e que seja um perfume suave...que traga bem-estar para muita gente.
O Papa Francisco confia em nós e não nos deixa sós...ele garante a oração perseverante para que a missão seja bem sucedida...reza para que tenhamos a coragem de “ir contra a corrente” e a coragem de ser felizes!
Rezemos nós...sempre...por todas as intenções do nosso Santo Padre! E que o nosso encantamento se transforme em real conversão dos corações para aquEle que foi...para aquEle que é e para aquEle que sempre será o “caminho, a verdade e a vida”: JESUS CRISTO!!