segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CONTEMPLANDO MARIA DE NAZARÉ...SUAVE CAMINHO PARA CHEGAR A DEUS

Mais um dia se finda em Nazaré, uma pequena vila da Galiléia, rodeada de colinas, delimitada por um ribeiro que tudo faz florescer. As casas do vilarejo, construídas no prolongamento de grutas naturais, abrigam pessoas simples.

Os últimos raios de sol emprestam um lindo colorido ao céu...a temperatura agradável traz conforto aos poucos habitantes daquele lugar. Os pássaros juntam-se em revoada, cantarolando uma bela sinfonia, e procuram um abrigo para a noite que já está chegando.

Em uma daquelas pequenas casas encontramos uma mulher de rara beleza. O silêncio envolvia a cena. Ela estava ajoelhada, de olhos bem fechados, orando, com o semblante iluminado e repleto da mais pura paz...era Maria, a nossa Virgem Maria de Nazaré, noiva de José, um carpinteiro de bom coração.

Um facho de luz entra, suavemente, pela fresta da porta daquela casa e o silêncio da oração de Maria foi interrompido pelas palavras de um anjo do Senhor...era o Anjo Gabriel...Maria se assustou com a presença desse ente...

“Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus (...) Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus (...)porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.” (Lucas 11, 28-38)

Diante dessa situação tão imprevista, Maria ouve, desejosa de conhecer a verdade, e tem uma atitude simples, delicada. Ela revela total adesão à palavra do Senhor e nos mostra o que é ter confiança plena na vontade de Deus. Mulher firme e de fé a nossa doce Maria! Fé de uma mulher de coração puro e simples.

Deus buscou a simplicidade e a ternura de Maria para realizar o Seu sonho de Pai. Nasceu, através dessa Santa Mulher, o nosso Menino Deus, salvador da nossa humanidade.Maria ensinou ao Filho uma porção de coisas. Com Ela o Mestre aprendeu a falar, a dar os primeiros passos e entendeu o valor dos pequenos gestos da vida humana.

Maria, a virgem do silêncio, foi capaz de guardar tudo no seu coração, com humildade, e nunca duvidou das promessas de Deus. O grande exemplo de vida que Maria nos dá é sua disponibilidade em estar a serviço do Senhor, a capacidade de se colocar à disposição de um projeto que Ela mesma não sabia como aconteceria, mas, afinal, vindo do seu Senhor, só podia ser algo bom.

O prodígio realizado na singeleza de Maria também pode acontecer em nossas vidas. Deus continua procurando a simplicidade para realizar milagres. A mesma força do Espírito Santo, que gestou Jesus no ventre abençoado de Maria, quer fazer o impossível em nós...quer gestar em nosso coração a simplicidade, a paz e o amor, capazes de transformar o mundo!

Viver como Maria nos torna alegres e esperançosos. Beber da fonte da espiritualidade de Maria é trilhar um suave caminho para chegar a Deus...é buscar a força da caridade que tudo pode transformar, sem medo de assumir riscos. Basta acreditar e dizer: Eis-me aqui Senhor...faça-se em mim segundo a Tua palavra! Amém!!

Nossa Senhora da Graças, rogai por nós!!!!