sábado, 6 de novembro de 2010

SER SANTO...será essa uma missão possível?


No dia 1º de novembro celebramos o “Dia de Todos os Santos” e relembramos o exemplo de vida que eles nos deixaram. Pessoas santas que passaram por este mundo fazendo o bem, apesar das dificuldades e muitas lutas. Nesse momento nos recordamos, também, que todos nós somos chamados à santidade e esta afirmativa é baseada no que está escrito na primeira carta de Pedro 1, 15: “...como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”. Esta é uma recomendação de zelo sobre o que se sentimos, pensamos, dizemos e fazemos.
Nessa palavra somos convocados a ser os santos dos dias atuais! Essa frase é perturbadora!! Você pode até achar um tanto quanto exagerada e dizer que isso é impraticável...que é exigir demais. Afinal, com tanta imperfeição pairando sobre as nossas cabeças, não há possibilidade de se alcançar essa santidade. Será?? Eu venho aprendendo a observar com mais cuidado esses sinais divinos, venho ouvindo mais vagarosamente as coisas que Deus quer para a vida humana e acredito que, hoje, cada um de nós é chamado a ser verdadeiramente santo!
Para isso, eu peço que você se desnude dos seus pré-conceitos e reflita comigo: mas que santidade é essa?? Qual a santidade possível na atualidade? Diante de tanta confusão do homem, como podemos almejar esse nível de proximidade com a vontade de Deus para a nossa caminhada?
Todos nós somos santos militantes, estamos nesse mundo pelejando, combatendo para que possamos ter dias de mais união, de mais dignidade...vivemos constantemente em território de missão sagrada na nossa casa, na família, no ambiente em que trabalhamos, na comunidade religiosa que freqüentamos.
É na lida diária que a nossa santidade se estabelece...no nosso comportamento diante dos problemas, dificuldades e também diante dos sucessos e vitórias. Acredito que cada um de nós está no lugar certo, na hora certa...realizando as funções e atribuições para as quais o nosso Criador nos enviou. Temos que nos aprimorar, fazer a cada dia algo melhor...acrescentar algo de bom na feitura da vida, porque são os pequenos gestos que podem fazer a diferença para os que passam por nós.
Não precisamos fazer coisas grandiosas...isso não é necessário. São Vicente de Paulo costumava dizer que “um cristão não deveria fazer coisas extraordinárias, mas sim fazer extraordinariamente bem as coisas ordinárias”. Tenho que concordar com o Santo.
Somos chamados a ocupar o nosso lugar no altar sagrado que Deus nos preparou e Ele nos quer inteiro, do jeitinho que somos. Essa santidade vem revestida da nossa carne e ossos, das nossas fraquezas e limites e, por isso mesmo, ela é possível!!
Mas temos que ser cautelosos...é como o Pe Fábio de Melo diz: “Cuidado com os pesados fardos que você presume ser caminhos de santidade. Não se esqueça que Deus não o quer perfeito. Deus o quer santo. Só isso.” Temos que buscar a santidade possível nos caminhos da simplicidade! Não creio que Deus nos quer carregando bagagens pesadas e cheias de missões impossíveis (essas Ele deixa para o famoso 007!!)...nós é que complicamos demais a vida!
Deus se manifesta nas coisas simples, assim também nós devemos fazer. A santidade possível deve ser revelada pela nossa leveza e alegria, mesmo diante das tribulações. Devemos vigiar as nossas palavras e reações diante da vida...semear bons frutos, sabendo que, possivelmente, não veremos os resultados. Em uma sociedade que não quer mais esperar, necessitamos continuar plantando a esperança. O mundo precisa de santos fervorosos, entusiasmados e que acreditem nos milagres possíveis, a partir dos pequenos encantos de cada dia.
Deus conta com o nosso santo cuidado, com o nosso zelo missionário por todos os lugares deste planeta chamado Terra. Então é isso... somos chamados a ser povo santo pelo próprio Criador. Ele demonstra, de forma muito clara, que precisa de cada um de nós para este mundo ficar melhor...nos promove à santidade, sem negar nossa humanidade e, hoje, diz especialmente para você:
“Eu tenho sede da tua alma
Eu tenho sede da tua entrega
Deixa o resto...fica comigo
Sou o teu Deus, teu Pai, teu amigo”
(Salette Ferreira)

Tem como não atender a esse pedido? Dizer: meu Deus, dá para esperar um pouquinho? Já vou! Não tem jeito não...eis que é chegada a hora de dizer o seu sim!! Caso contrário, o altar preparado com carinho somente para você, santo predileto do Senhor, vai ficar vazio!

"Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar! Não dá mais pra negar o mar é Deus e o barco sou eu! E o vento forte que me leva pra frente é o amor de Deus!!!" (Monsenhor Jonas Abib)

Abraços a todos os santinhos e santinhas do nosso bom Pai!
Fátima Regina