terça-feira, 22 de março de 2011

É TEMPO DE TIRAR AS MÁSCARAS!!!


Chegou mais um tempo de colher a bênção da flor da quaresma. A vida, que ganhou os tons das cores vibrantes da festa do carnaval, passa aos tons pastéis e suaves da aquarela cotidiana.

É tempo de tirar as máscaras!

Tempo de descomplicar aquilo que o mundo fez pesar em mim...tempo de uma conversa franca com AquEle que me conhece profundamente...conhece até mesmo antes do meu nascimento.

É tempo de olhar para o que sou com sinceridade...olhar para o que é bom e, também, para aquilo que não é tão bonito.

E para quê preciso ver tudo isso?

Eu venho aprendendo que quando olho para minhas “feiúras” não posso parar e ficar contemplando essa paisagem. Afinal, isso dói em mim. Também não posso parar naquilo que é minha miséria e dizer: sou assim mesmo e não consigo mudar! Esse tipo de afirmação só traz tristeza para mim e para aqueles que convivem comigo...é perigoso demais e pode destruir os planos e projetos mais bonitos.

Eu preciso tirar as máscaras impostas pelo mundo e aquelas que eu coloquei em mim, no ímpeto da auto-proteção...somente assim poderei me ver por inteira. Então, aquilo que é bonito, eu guardo com carinho e aquilo que é feio, os meus erros e equívocos, eu jogo fora!!

Esse é o tempo propício para o exercício de tirar as máscaras...tempo quaresmal. Tempo de peregrinar pelos meus caminhos interiores, subir a montanha do silêncio na busca da face de Deus, que sorri e acolhe todo o meu ser.

Um Deus, Pai, que acolhe tudo em mim...recebe de braços abertos a minha fortaleza e também as minhas fraquezas...e são tantas! Ah, como é bom reconhecer os meus temores, porque, a partir desse reconhecimento, eles não têm poder e não mais geram o ritmo do meu caminhar.

Preciso entender que ninguém e nada podem me amargurar, quando reconheço as minhas dificuldades e quando corro atrás para que essas dificuldades não sejam determinantes em minha vida. Necessito, como disse o Pe Fábio de Melo, descobrir os meus grandes/pequenos limites e começar a trabalhar a partir deles.

Nessa peregrinação do tempo da quaresma, quero levar apenas o essencial...caminhar olhando para frente e para o alto, esquecendo o que fica para trás, feito o apóstolo Paulo. (Fl 3, 10-14)

Desejo a você que este seja um tempo propício para a renovação dos seus sonhos! Que a flor da quaresma brote no jardim de sua alma e lhe traga o perfume da alegria!

Feliz tempo de quaresma!!

Abraços fraternos!

Fátima Regina