terça-feira, 3 de julho de 2012

CHUMBO TROCADO NÃO DÓI...SERÁ??



A Era Moderna trouxe para a humanidade muitas pretensões e desejos. O Homem vive em uma busca acirrada pelo poder e entre os poderes pretendidos está a firme convicção de que podemos controlar todas as coisas, situações e pessoas do nosso convívio...devemos saber TUDO e ter SEMPRE uma resposta pronta e acertada para os conflitos estabelecidos.
É impressionante ver o quanto o ser humano vive essa “falsa verdade” de forma tão intensa. Diante das divergências de opiniões, a tendência é querer dar a última palavra, em uma demonstração clara da nossa força e poder de coerção. Essa é uma competição não muito saudável e desprovida de sentido...revela a nossa imaturidade emocional e falta de capacidade em refletir mais sobre as “palavras mal-ditas”, em momentos errados.
É assim que surgem as pequenas e grandes confusões...aparecem as “diferenças” que provocam em nós aquilo que temos de pior, gerando um combate explícito para definir quem “pode mais”. Isso gera ganhadores e perdedores...perdedores que ficam com o gostinho amargo da derrota enroscado na garganta...isso suscita um certo incômodo e nos instiga a “dar o troco”.
São nesses momentos que aparecem as velhas e conhecidas expressões: “chumbo trocado não dói”, que tem uma interpretação bem semelhante ao antigo ditado “olho por olho e dente por dente”.
Para agravar a situação, o mundo cobra de nós algumas “reações”. Afinal, “não se pode ficar de bobo” diante das situações e das pessoas...triste...paira no ar uma necessidade vital em “vomitar” a nossa verdade como se isso fosse GRANDE VANTAGEM. Esse lance mistura o bem e o mal em nossas cabeças e causa uma grande agitação, que nos conduz ao NADA...E NADA É NADA MESMO!!!
Temos que ter mais cuidado...o “olho por olho” pode nos deixar cegos e o “dente por dente” pode estragar o nosso sorriso...isso é fato!!!  Chumbo trocado dói demais!!! Dói na alma, corrói o espírito e se reflete em cada célula do nosso corpo físico, por meio de manifestações psicossomáticas tão diversas. A “doce vingança” amarga por demais a rotina dos nossos dias e as insônias das nossas noites.
Assim caminha a humanidade, mergulhada nas ansiedades, nos distúrbios de comportamentos, nas depressões e nas angústias cotidianas. Eis que é chegada a hora e a vez de reverter o fluxo dessa história...eu tenho sede dessa graça!!
Primeiramente, precisamos olhar no “espelho da alma” e ver o quanto vivemos o movimento da dinâmica do “chumbo trocado”. Depois desse olhar sincero sobre os nossos sentimentos, precisamos ordenar aquilo que está desordenado...aprender novas reações, diante daqueles mesmos “chumbos”que recebemos no dia a dia, já há tanto tempo...diante da agressividade e da irritação do outro eu PRECISO ser e reagir de uma nova forma.
Precisamos estar atentos e perceber como evitar confrontos totalmente dispensáveis. É preciso saber viver...amadurecer as emoções...equilibrar os pensamentos, as palavras e os silêncios.
Finalizo tão breve reflexão na esperança de que eu e você consigamos essa doce vitória. Ressalto que sozinhos não seremos bem sucedidos. Para toda essa transformação acontecer em nós...no mais profundo dos nossos corações...precisamos PERMANECER no amor de Deus, ensinado carinhosamente a cada um de nós por Jesus, que olha bem firme para nós e fala: “Filhinhos(as)...amai-vos uns aos outros. Como Eu vos amei, assim também vós deveis vos amar uns aos outros.”
Essa não é uma tarefa de fácil realização. Porém, nesse caminho, temos a garantia de saber que “amor trocado” é bom demais!!!!!!!!!!!!!


Abraços amorosos!!! Fátima Regina