segunda-feira, 23 de maio de 2011

É TEMPO DE REAPRENDER A AMAR!!




Vivemos tempos de crise na essência do sentimento chamado “amor”. O amor está desgastado, machucado, ferido pela indiferença humana e pela falta de tempo para amar e ser amado. E, complicando um pouco mais a situação, temos a certeza de que o “ser amado” nasceu com a missão de nos fazer felizes!
Afinal, amar não é uma tarefa fácil...vejamos, por exemplo, o que está acontecendo no seio das famílias. Quanto desperdício de energias em discussões sem fim que nos levam a lugar nenhum!! A palavra perde a força na medida em que se fala demasiadamente das coisas que estão encruadas em nossos “pensamentos individualistas”...falamos demais sobre a nossa verdade e esquecemos a verdade divina!Temos que diminuir as palavras e amar mais com atitudes!
É tempo de reaprender a amar, sobretudo dentro das nossas famílias!!
Precisamos buscar a qualidade do amor. Necessitamos nos dispor a conhecer as pessoas que amamos...entender a forma que se precisa amar do jeitinho que Deus quer. Façamos um exercício interessante: perguntemos àqueles que amamos “como” eles se sentem amados. Observemos mais esses nossos queridos...vamos descobrir tantas coisas singelas...coisas simples que podemos fazer para tornar a vida mais bonita e o amor vitorioso.
Hoje eu sei que amor não é sentimento...amor é decisão...e eu escolho amar!! Dessa forma, muitas surpresas acontecerão, pois quem se sente amado muda! Pode até não ser a mudança dos nossos sonhos, mas será a mudança que Deus sonhou, alicerçada no amor decisão, que é dom do Espírito Santo em nós.
Para começar a conversa, há necessidade de se retomar o diálogo na experiência da escuta...carecemos reaprender a ouvir. O órgão humano eficaz, para o estabelecimento de um diálogo proveitoso, é o nosso ouvido. Entretanto, quase sempre, começamos uma conversa porque temos o que falar...temos o que corrigir...isso é muito comum!
A primeira frase a ser dita em um diálogo deveria ser: ”Fala meu querido (minha querida)!”, porque quem ama escuta...e escuta até o fim!! Mesmo que as palavras sejam duras e expressem coisas que não concordemos...precisamos reaprender a escutar!
Mas, para que tudo isso aconteça, precisamos de tempo...”gastar” tempo com aqueles que amamos e são a razão das nossas vidas...acho que esquecemos um pouco isso. O mal está tirando o nosso tempo...está desordenando nossas vidas para destruir a sacralidade da família...isso é fato! Precisamos de quantidade e qualidade de tempo junto aos nossos amados!!
Eu decido amar...eu quero amar em todas as circunstâncias! Nas alegrias e nas tristezas...isso não é fácil, mas é real! O amor acontece a partir das minhas escolhas em todas as situações...nas boas e também nas mais difíceis. Depende apenas da minha vontade em amar com gestos concretos. E, quando eu decido amar, a primeira privilegiada sou eu mesma...a leveza do amor que não impõe condições traz plenitude à minha alma de mulher, filha, mãe...
Porém, nessa empreitada, nem adianta ir sozinha...precisamos da companhia do Nosso Senhor!
Peçamos com fé: Vem comigo, Paizinho querido...me ensina as coisas do Teu Coração. Que eu ame cada dia mais!!! Que eu ame um amor paciente, decidido, impetuoso e cheio de coragem!! Que eu reserve um tempo precioso para amar e que eu ame um amor divino que TUDO pode transformar!!

Abraços amorosos a todos!!
Fátima Regina

Obs: Este texto foi elaborado a partir da pregação de Ricardo Sá (Canção Nova) e Sergio Osório Garcia no Hallel de Londrina do ano 2011. Obrigada a vocês, que edificaram mais um pedacinho das nossas almas, nesse dia de tantas bênçãos!!