sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A NOSSA FALTA DE FÉ...QUANDO SOMOS “TOMÉ”...




Após a ressurreição, Jesus apareceu aos seus discípulos...imaginem a alegria intensa que viveram naqueles momentos. Tomé, porém, não estava presente. Chegando depois, junto ao grupo, os outros discípulos lhe disseram:
Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!
Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco!
Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.
Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!
Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto! (Evangelho de João-20- 25,29)
Tomé, um dos doze escolhidos por Jesus, era um homem com espírito crítico aguçado, para tudo tinha uma condição de acreditar, exigia provas concretas, tinha que “ver para crer”. Cristo na sua infinita paciência com Seus queridos companheiros, apesar de todo abandono que viveu em Seus últimos momentos, chama Tomé para chegar mais perto e tocá-Lo da forma que quisesse. Este homem duro de coração percebe que é o próprio Cristo somente após tê-Lo tocado. Jesus aproveita a situação para ensinar a cada um de nós e aos Seus apóstolos que devemos crer com o coração e com toda a força de nossa alma, independente do que os nossos olhos possam ver.
Quantas vezes somos tentados “a ser Tomé”?? A dizer: “eu preciso ver para crer”??Todos os dias!!!! O mundo nos apresenta situações em que o “verme” da dúvida invade, contamina nossos pensamentos e amarga nossa alma. São as nossas limitações da condição de sermos humanos, susceptíveis às oscilações em nossa fé, que se manifestam nos momentos de maiores dificuldades, de profunda tristeza, tempos em que a nossa compreensão restrita perturba a conexão com o divino que habita em nós.

NAS DIFICULDADES... HOMEM E MULHER DE POUCA FÉ...

São exemplos de momentos de profunda tristeza em nossas vidas: a doença grave, a violência gerando a morte repentina, o desemprego, os jovens se perdendo nas drogas, as situações de dificuldades que se repetem...se repetem...entra ano, sai ano e nada acontece para melhorar. O que pensar diante do assassinato de uma criança ou de um pai/mãe de família??? Onde está o nosso Deus que não impediu que isto acontecesse??? O que falar diante da doença, às vezes incurável, que aparece de repente? Como encarar um filho que está perdido nas drogas? Em que devemos crer quando nada acontece para aliviar nossos sofrimentos?? São dias em que tudo está sombrio...sem luz...é o desespero...
Quando o “absurdo” acontece conosco ou com alguém muito próximo, aquele sofrimento profundamente dolorido tem que ter uma explicação, tem que ter solução!!!! A nossa tendência é fixar o olhar no negativo, pois somos facilmente afligidos pela angústia, pela ansiedade em querer que tudo se resolva por um milagre e quando este prodígio não acontece, ficamos decepcionados, tristes, a dor e a agonia vencem em nossa vida.
Diante do inevitável, do sofrimento, qual a reação do homem moderno? Ele cai em depressão!! Acredito que hoje é este o diagnóstico mais comum da medicina para os males que afligem a raça humana. Esta doença que assolou a humanidade do século XX com certeza será o grande mal para o século XXI. Ela não escolhe classe social, sexo ou idade, atinge a alma dos nossos jovens, adultos, idosos, e até mesmo as nossas crianças. Isto tudo porque vivemos a “crise do amor” no nosso coração, o que gera a crise do diálogo na família e na sociedade como conseqüência.
Esta é a questão: somos homens e mulheres de pouca fé...muitas vezes covardes e desanimados diante dos desafios e problemas.
A BOA NOVA...A ESPERANÇA...
Então, vem o anúncio da esperança: um Homem, chamado Jesus Cristo, veio e propagou que somos amados, somos preciosos e que devemos espalhar as sementes do amor, em uma época nem tão diferente da que vivemos hoje, tempos de homens injustiçados e infelizes. Viveu e morreu justificando as nossas escolhas, tolerou as nossas fraquezas e falou de um amor jamais proclamado, porque Ele queria transformar a nossa humanidade. Logo após a Sua morte, veio a notícia da Sua ressurreição, “eis o mistério da fé”...
Diante do anúncio da ressurreição de Cristo podemos seguir por dois caminhos:"Compreender para crer ou crer para compreender"(Santo Agostinho). Existe uma diferença notável entre estas duas opções. Usar o olhar do raciocínio, do compreender para crer, implica em muito estudo, pesquisa, muita interpretação da palavra. É a busca em encontrar argumentos que justifiquem a fé. Devemos ter consciência que neste caminho corremos o risco de passar a vida inteira estudando, tentando explicar o que não é explicável pelo raciocínio dos homens, pela verdade humana e não alcançar a fé que tanto buscamos.
Por outro lado, quando vejo com o olhar da fé, quando creio e depois compreendo, me debruço e me inclino com humildade diante da verdade essencial que é Jesus, não necessito explicações, porque eu já creio no mistério, independente do meu “eu racional”. Percebo que a palavra de Deus não é para ser “dissecada”, mas foi escrita para ser experimentada e para transformar a minha vida e o mundo!!!

UM NOVO OLHAR...PRECISAMOS VER ALÉM...

Sofrimentos e aflições sempre acontecerão em nosssos caminhos, mas como extrair o sorriso da tristeza? O que pode ser modificado é a forma de olhar!! O mundo precisa de homens e mulheres de muita fé, que tenham os olhos fixos no divino, que descubram novas formas de enxergar além...”além dos limites, dos desequilíbrios”...
Tenho que ter claro que ”quando não posso modificar um fato em minha vida eu devo pedir a Deus que este fato me modifique” (Pe Fábio de Melo). Os problemas, as pessoas, podem não mudar, no entanto eu posso mudar a forma de olhar para tudo isto. Devo fixar meu olhar no Mestre, Jesus Cristo, que me renova e não me deixa preso nas tempestades do mundo...menos murmurar e mais esperar em Deus, Aquele que vem ao meu encontro, me retira “do cativeiro” e cuida de mim. Devo ter a fé daquela viúva, cujo único filho estava morto e crer que Jesus me olha profundamente e diz: “Não chores”, estou aqui, quero converter a sua tristeza em consolação...
Mas para isso, devemos deixar de ser imediatistas, de desejar prodígios instatâneos.O tempo de espera é necessário...o silêncio em oração...e assim o processo de cura e os milagres acontecem, o coração e a alma recebem o alento e o aconchego que vem do céu e podemos saborear as maravilhas que são promessas de Deus para nossas vidas.
Não deixemos que o humano vença em nós, permitemos que do nosso cálice transborde o divino... e proclamemos todos os dias, em todos os momentos...“Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé”... eu quero crer sem ter visto!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Mateus 16:24


Negar-si a si mesmo não é uma tarefa fácil, na verdade ela só é possível se vivermos em comunhão constante com Deus e através da graça. Negar a si mesmo começa nas coisas simples do dia a dia, no transito se alguém te “fecha” sentimos vontade de brigar e xingar; quando alguém nos magoa e fala palavras que nos feri, temos vontade de também ferir para “rebater”; quando somos injustiçados com alguma calúnia, queremos logo nos justificar; quando seu vizinho te incomoda muito com barulhos fora de hora e perturba seu descanso, temos vontade de jogar com a mesma moeda e também incomodar e olhar com cara feia quando o encontramos; queremos “furar” fila, pois “todos” furam; queremos mentir, pois o mundo é uma mentira e “todos” mentem ; quando estamos impacientes e bravos, queremos xingar a tudo e a todos e sair dando patadas por aí... Enfim a todo momento somos tentados a satisfazer a nossa carne e não queremos anular a nossa vontade. E como diz Paulo em Gálatas 5: 19-21, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo ,dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Somente negando nossa vontade é que Jesus se manifestará através de nós; como diz em .( Gálatas 2:20) Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.



Devemos viver e andar pelo espírito e cada dia mais anular e fazer morrer nossa carne, pois, o fruto do Espírito é o amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. ( Gálatas 5: 24-24)

Em todas as situações de nossa vida devemos pedir a Deus para que seja feita a vontade Dele, pois ele sabe muito bem pelo o que devemos passar durante nossa vida, Ele sabe o que é melhor para nós, mesmo que não entendamos os seus propósitos. Jesus antes de ser crucificado estava no jardim de Getsêmani durante a noite e Indo um pouco adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “ Meu Pai, se for possível afasta de mim este cálice, contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres” ( Mateus 26:39)



Os vícios são para satisfazer a carne, os vícios nos tornam “escravos” acabamos acorrentados por uma droga que nos consome e nos afasta de Deus cada vez mais, pois quem tem vício depende dele para viver e Deus quer que dependamos apenas dele! Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. ( Gálatas 5) Só Jesus pode libertar de todo mal, todo cansaço, todo vício, todo espírito de depressão... Peça, ore, clame ao Senhor e ele vos atenderá.



Jesus disse: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância ( João 10:10)

Aqui o ladrão que Jesus diz é o diabo, ele quer nos afastar de Deus, quer que sejamos ossos secos, escravos do pecado e pessoas com a alma morta, quer nos confundir, quer nos seduzir com as coisas desse mundo Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. ( I Pedro 5:8)



Por isso irmãos busquem ao Senhor Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ( Isaias 55:6)

Cria em mim, um coração puro ó Deus e renova dentro de mim um espírito estável, Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo espírito. Devolva-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. ( Salmo 51: 10,12)

Amém Jesus





beijos Amanda