segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

AS PRIMEIRAS HORAS DO ANO 2010...


As primeiras horas do ano 2010 foram marcadas por tragédias em tantos lugarejos do nosso querido Brasil. Muita chuva, inundações, desabamentos, avalanches de lama. O povo sofrido perdeu o que tinha conquistado com trabalho árduo e honesto...sonhos interrompidos, jovens vidas se foram, lágrimas, desespero, tristeza profunda, desolação...
Começar um ano assim deixa o nosso coração cheio de temores. O pensamento entra em ebulição, as idéias fervilham em nossa cabeça. O que fazer diante do medo e do terror que isso tudo provoca em nós?
Não podemos desanimar, não podemos deixar que o mal acontecido consuma a nossa coragem. Em tempos de desolação e de tantas tribulações, somente a alegria que vem de Deus é a nossa força. Essas dores não podem ser vitoriosas, porque a graça divina sustenta as nossas esperanças.
A força que se manifesta em momentos como este só pode vir de Deus. O caminho, a verdade e o resgate da vida só podem ter um nome e esse nome é Jesus! Jesus que nos salva trazendo o seu olhar humano e divino sobre o drama vivido por tantos...Jesus que “conhece a dor de ver partir a quem se ama” (Pe Fábio de Melo)...Jesus que chora e sofre com sua gente.
Jesus nos dá a certeza de que não há mal que dure para sempre!
Esse Deus humano chega bem pertinho e nos diz: você não pode se render, tem que continuar lutando, sem se esquecer de que a força vem do alto. Não tente usar somente suas forças humanas...elas se esgotam rapidamente.
Em momentos assim é preciso dizer: “Jesus eu confio em vós” e, então, entregar os caminhos...pedir o discernimento para fazer as escolhas certas. Escolhas certas que nos tiram da teoria, da pura reflexão...nos retiram a cabeça das nuvens e colocam os nossos pés no chão, perpassam pela nossa atitude solidária. Precisamos escolher a ação...necessitamos com-partilhar idéias, pensamentos, orações e doações...eu acredito na união que transforma realidades.
Mas como fazer isso, mesmo estando distante? Você pode organizar um grupo de intercessão, um plantão de oração...pode colaborar com fundos financeiros, com doações materiais...o importante é haver mobilização e iniciativas que possam atenuar os sofrimentos.
É nessa hora que Deus age por meio de cada um de nós...a manifestação da bondade divina acontece, é nessa religião que eu acredito! É assim que Deus se faz presente...Deus no céu e nós na Terra, presente em cada homem e em cada mulher, nos indicando as palavras e atitudes que constroem a nossa história.
Sabemos que o amor de Deus é maior do que tudo o que possa nos acontecer e ”nem as torrentes das grandes águas conseguirão apagar esse amor. Pois suas chamas são fogo ardente, mais do que a morte é tão forte esse amor”. (Nicodemos Costa)
Nós agimos e somos sustentados pelo Espírito Santo do amor que nos criou e continua nos criando e recriando a cada alvorecer e a cada pôr do sol. Só assim a consolação virá e cairá como um bálsamo nas almas feridas, confortará os corações entristecidos, apaziguará aqueles que perderam a paz. Façamos a nossa parte para que 2010 seja o ano da benção!

Abraços solidários aos corações que sofrem e aos que desejam o bem!

Fátima Regina

2 comentários:

Cylene França disse...

Parabéns pelo blog!!!

Mariazinha disse...

Olá!

Vim fazer uma visita.
Parabéns pelo blog.

Quanto ao texto, não sei quem falou que, após tantas tragédias, há muita gente perguntando "onde está Deus", e a resposta é "Deus está nas pessoas que estão socorrendo as vítimas, nos soldados, bombeiros, voluntários civis e qualquer um que esteja estendendo a mão para ajudar ".

Penso assim tbém.

Deus te ilumine!