segunda-feira, 29 de março de 2010

QUEM NUNCA ERROU ATIRE A PRIMEIRA PEDRA!


Evangelho de João, Capítulo 8, versículos de 1 a 11...


“Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras...
Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar.
Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério.
Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério.
Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso?
Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo.
Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra.
Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.
Inclinando-se novamente, escrevia na terra.
A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele.
Então, ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?
Respondeu ela: Ninguém, Senhor. Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar.”

Palavra da salvação!!!!!!!! Glória a vós Senhor!!!

Palavras que salvam...palavras de uma profundidade quase que insondável...palavras de amor!
Eu penso: não dá pra ficar na superficialidade, diante de uma atitude tão magnânima e de tamanha generosidade.
Eu gosto muito de contemplar essa cena...revela a grandeza do nosso amado Jesus, diante da pequenez de nossa alma. Quando contemplo essa passagem, vejo Maria Madalena completamente encantada com a serenidade do nosso doce Jesus e aqueles velhos senhores (fariseus e escribas) muito irritados com o silêncio e a sabedoria do Mestre.
Vejo a maldade humana do dedo que aponta o pecado no outro...sentimento inundado de sadismo, mas vejo, também, a misericórdia de um Deus que preenche minha alma do desejo do bem.
Esse texto me faz pensar em quantas foram as vezes que eu recebi pedradas ou quantas vezes eu mesma joguei as pedras...pedras do julgamento sobre o erro alheio.
A Lei de Cristo nos ensina que precisamos ser diferentes!
Na sexta carta aos Gálatas, versículos de 1 a 10, encontramos algumas considerações sobre essa Lei: ante a falta do outro é necessária a correção com o espírito de mansidão, sem se descuidar das própria palavras e reações. Não podemos nos julgar mais importantes daquele que está errando...não dá para nos sentirmos menos pecadores.
Afinal, é como diz o Pe José Augusto (Canção Nova): “eu pequei, eu peco, eu pecarei”...o pecado cotidiano nos acompanha, todos os dias, a cada instante...somos humanos e vulneráveis ao mal que está no mundo.
Então, reflito: o que é o pecado? Palavrinha evitada por nós todos...como é difícil encarar as nossas próprias confusões!! Quantas vezes nos julgamos donos da verdade e não percebemos o quão equivocados nos encontramos!!! Os nossos pecados (descontrole, desequilíbrio, ou como você quiser chamar) entram pelos nossos olhos, se colocam em nosso coração, saem pela nossa boca e se manifestam pelas nossas ações. Mas como é complicado percebê-los!
E o pecado do outro? Ah...esse é fácil de ser detectado e apontado! Somos especialistas em ver o erro que está no próximo. Os nossos olhos têm uma certa facilidade em ver o que está fora de nós...aquilo que está em nosso íntimo, os nossos próprios erros e descontroles ficam acobertados pelo orgulho, pelo ego inchado de vaidades.
Com tudo isso eu concluo:o julgamento que fazemos sobre o erro alheio (que pode ou não nos atingir diretamente) vai nos levar a um outro erro...muitas vezes um erro muito maior que o primeiro. Os nossos julgamentos jogam pedras naqueles que julgamos e se tornam pedra de tropeço para nós mesmos!
Precisamos mudar de rumo...olhar mais para dentro de nós, buscar aperfeiçoar nossas atitudes, apurar os pensamentos e olhar menos para as fragilidades do outro.
Quem nunca errou atire a primeira pedra!
Eu não quero mais atirar pedras...preciso ter um olhar misericordioso sobre a minha história e sobre aqueles que estão comigo nessa jornada. Acho que é isso que Deus quer de nós: menos julgamento e mais acolhimento!
Eu amo contemplar o nosso Deus Misericordioso...de braços abertos...pronto para dar uma forte abraço naquele que tomou consciência dos próprios equívocos e falhas e naqueles que estão prontos para aceitar os outros como são. Eu quero ser abraçada...e você??


Uma santa semana para você!!
Abraços de paz!!
Fátima Regina

3 comentários:

Geiza - Deus é Fiel disse...

É verdade minha amada. Somos inclinados a procurar o argueiro no olho do outro e não enxergamos a trave que está diante dos nossos próprios olhos. Mas, quando vemos o exemplo de Jesus, que não julga, nos sentimos sujos e envergonhados com as nossas atitudes mesquinhas. Deus abençoe ainda mais a sua vida. Mil beijos!

Mariazinha disse...

Bela reflexão qrida...
Aliás, é uma reflexão q temos q fazer todos os dias.
Qtos vezes atiro pedars e faço julgamentos. Esqueço que Jesus nos pede para não julgar.
Que Ele limpe nosso coração.
Como nosso amado Pe. Fábio diz, somos humanos demais para compreender a misericórdia d'Ele.
Por isso é difícil seguir esse mandamento...mas vamos tentando...

Um dia lindo pra vc!!

Anônimo disse...

PAULO

perfeito texto , você não sabe o quanto me ajudou a solucionar um problema que estava dificultando a minha vida ! muito obrigado !