quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

QUERO SER LIVRE!!

Geração após geração carrega a bandeira da tal “dona liberdade” no afã de demonstrar força real e deixar bem claro que sabe o que quer da vida. São tantas gerações feitas de gente que não quer de qualquer jeito...gente que quer com intensidade...e quer muito, porque o pouco de nada serve. Gente que não aceita nada além de “ser livre”.
“Ser livre”...afinal o que é isso? Livre do quê e para quê???
Nascemos livres. O livre arbítrio é marca registrada em nós. Podemos escolher...isso é fato! O bem e o mal se apresentam nos detalhes que o cotidiano oferece e nós escolhemos...escolhemos bem e também escolhemos mal.
O livre arbítrio é para todos, entretanto a liberdade é para poucos. Esse é o pensamento de Santo Agostinho...ele dizia que somente somos livres quando sabemos usar o livre arbítrio para realizar o bem. O mal, quando eleito em nosso caminhar, leva à escravidão.
Isso me faz refletir...
Jesus Cristo, há mais de 2 mil anos, disse e ainda hoje nos diz de uma forma tão atual: “Conhecerás a verdade e a verdade vos libertará”. Para ser livre, precisamos conhecer a nossa verdade profundamente...a superfície não nos basta!
Quando ficamos na superfície dos pensamentos, o mundo nos amarra e dita as normas de uma liberdade desordenada que agita a alma da gente...com o tempo tudo vai perdendo o sentido.
Essa liberdade fragilizada nos faz escolher, em pequenas e grandes doses, aquilo que escraviza. È contraditório: a liberdade que o mundo oferece aprisiona a gente! É aí que a confusão se estabelece...misturamos liberdade com independência. Empinamos o nariz e acreditamos (mesmo) que não precisamos de ninguém para seguirmos felizes. Passamos a sentir menos e raciocinar mais.
Assim, caminhamos “livres”...livres para ir e vir para onde for conveniente...livres para falar de qualquer jeito tudo o que pensamos...livres para “usar” nossos corpos...livres para fazer o que acharmos mais interessante. A tal “dona liberdade” vai ganhando uma força cheia de carrancas...a vida vai se esvaziando do que é bom e aquilo que é ruim vai se sedimentando e endurecendo o espírito da gente.
Precisamos mergulhar fundo nessa história...escancarar a alma e olhar bem profundamente para a verdade que liberta. Eu venho aprendendo: preciso ser livre da “liberdade desordenada” que o mundo tem...preciso ser livre para escolher amar...só isso!
Essa é a nossa vocação e a nossa mais intensa satisfação:o amor...assim, com o tempo, tudo ganha sentido. Mas não se iluda, porque amar não é tarefa fácil. O amor romântico decepciona, o amor fraterno desgasta...o amor é cheio de conflitos.
O único caminho, a verdade e a vida está em convidar o Espírito Santo de Deus a prender de tal forma o nosso coração que nos faça decidir amar com força sagrada. Nunca se esqueça: a força humana não basta!!
Ao procurar essa sacralidade, somos encontrados pela transcendência do Criador de tudo. Passamos a desejar a vontade de Deus e a conhecer a verdade que nos faz livres...livres para o bem.

Se o amor é princípio, meio e fim na rotina das nossas escolhas, a tal “dona liberdade” vai fazer morada em nós de um jeito suave. Quero ser serenamente livre...livre para amar...e você??

Nenhum comentário: