quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O CATIVEIRO DA LIBERDADE


A liberdade tão sonhada por muitos está fazendo o homem refém do mal que a vida tem. Parece uma contradição: somos livres e reféns! Pois é, o preço dessa liberdade está ficando alto demais. Eu venho buscando o tempo necessário para contemplar os meus dias...aprendo sempre...e tem algo que me assusta: a liberdade humana usada como instrumento que banaliza o mal. Não muito raramente, aproveitamos a liberdade para expressar desejos rebeldes, caprichosos, ranhetas, impositivos, até anárquicos, então, a confusão se instala em nossas vidas e isso acaba por trazer mal-estar para o corpo e para a alma. Nessa ilusão de liberdade, o homem vem usando formas equivocadas de viver o “vale tudo” para ser “feliz’. E essa felicidade é fugaz, passa tão rápido que nem dá tempo de entender o que aconteceu. De repente, estamos infelizes de novo e seguimos em busca de “outras liberdades” que venham satisfazer “novas felicidades”. Precisamos ter discernimento e entendimento dessa realidade...isso não tem a ver com filosofia, teologia ou outro tipo de ciência...simplesmente é uma questão de sobrevivência da nossa espécie!! Sou livre para beber até cair, para fumar o que quiser, para ter tudo o que eu “desejar”, mas também sou livre para viver as alegrias do mundo com moderação. Digo mais: não tem como ser “meio bom ou meio mal”...ou você está do lado do bem, ou está no caminho contrário. Viver no bem significa se submeter às “regras do amor”, da doação, da docilidade e obediência à vontade de Deus. Viver no mal é, simplesmente, o oposto. O mundo, a natureza e o ser humano clamam pela bondade perdida no tempo e no espaço dos nossos erros. Somos livres...isso é fato...faz parte do projeto do Criador de todas as coisas. No entanto, não podemos confundir essa liberdade com a independência da vontade de quem nos criou. Acho que nos atrapalhamos pelos caminhos do livre-arbítrio e isso vem nos colocando em meio ao verdadeiro caos. A infelicidade humana não é projeto do Pai...é fruto da nossa teimosia em viver longe dos sonhos de Deus, em insistir fazer as coisas do nosso jeito...é consequência do grito de independência do que Ele quer para nossas vidas. Mas ainda há esperança! Afinal, o amor do Pai é repleto de presentes e futuros. Uma coisa é certa: o tempo está a favor de Deus...e Ele sabe esperar por nós! Enquanto não compreendermos esta história de amor, viveremos reféns...presos no cativeiro da liberdade. Hoje é dia de escolher certo...sem muitos discursos, precisamos eleger novos rumos, sabedores de que o certo só têm uma face...e essa face tem um sorriso lindo de Pai nos chamando de braços abertos, para um abraço de reconciliação definitiva com o bem que está em nós!

Pensa nisso...a sua liberdade é vivida na dependência ou na independência da vontade de Deus? Você é VERDADEIRAMENTE livre???

Paz e bem aos seus corações!

Fátima Regina

Obs: Acabei de ler “A Cabana”...esse texto é um pequeno fruto inspirado nessa linda obra que edificou mais um pedacinho de minha alma.

Nenhum comentário: